Uma das grandes atrações turísticas e históricas de Araçatuba é o Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues, inaugurado em 2017 na Vila Ferroviária, onde viviam os trabalhadores envolvidos na construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB). Com mais de 600 peças, doadas ao município pela família de Moisés (funcionário que colecionava objetos da linha férrea), o museu ocupa duas das antigas casas da vila e se destaca entre as heranças ferroviárias da cidade, assim como a Casa do Engenheiro Chefe, em início de restauração, e o galpão que abrigava as locomotivas.
Foi justamente da construção da Estrada de Ferro que surgiu em 1908, no quilômetro 280, o acampamento que daria origem à cidade de Araçatuba - terras que, até então, eram ocupadas pelos indígenas Caingangues. Dois anos depois, atraídos pelo crescimento urbano ao redor da estação e linha férrea, imigrantes italianos chegavam para produzir café, um dos mais importantes produtos da economia brasileira até 1930.
Crédito da foto: Secretaria de Cultura Araçatuba
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade