Ir para conteúdo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

VER MAIS RESULTADOS

Festival de Circo de São Paulo

RESPEITÁVEL PÚBLICO!

O Festival Paulista de Circo é realizado pela Amigos da Arte desde sua primeira edição.

2021

Em breve.

Assista Gratuitamente na plataforma #CulturaEmCasa

Histórico

Em 2020, em razão da pandemia de COVID-19, o festival ganhou um formato digital inédito que foi transmitido online pela plataforma #CulturaEmCasa e formado por artistas que se inscreveram na Chamada Pública #JuntosPelaCultura2020.

Em 2019 aconteceu no mês de agosto, no Engenho Central da cidade de Piracicaba, reunindo shows gratuitos de mágica, dança, malabares, números aéreos, palhaçaria e manipulação de objetos, entre várias outras atividades. As apresentações tomaram três lonas (Arrelia, Pimentinha e Piolin), um palco (Figurinha) e o Teatro Erotides de Campos. Nesta edição, a programação deu ênfase a grandes atrações no espaço externo assim como dedicação especial às atividades voltadas exclusivamente a milhares de alunos das escolas públicas da região.

Veja fotos da edição 2019

Festival Paulista de Circo - Imagens Aéreas

O festival foi iniciado em 2008 na cidade de Limeira, mas desde 2012 passou a ser realizado no engenho central no município de Piracicaba até 2020, que em razão da pandemia, foi reinventado no formato digital e transmitido na plataforma. #CulturaEmCasa. O festival conta com diversas linguagens artísticas circenses que vão desde palhaços e mágicos até trapézios e globo da morte.

Resgatar a tradição dos circos brasileiros e estimular o intercâmbio entre os diferentes grupos circenses do Estado de São Paulo são os principais objetivos do Festival Paulista de Circo. O evento acontece anualmente e sempre aborda diferentes temas da cultura circense em sua programação. A programação é gratuita para todos os interessados.

Durante a sua trajetória o programa já beneficiou um total de mais de 2.200 artistas, técnicos e produtores circenses, envolvidos na realização de mais de 800 espetáculos, números, oficinas e demais atividades afins neste seu percurso, beneficiando também centenas de outros artistas locais, estudantes, produtores e comerciantes nas suas respectivas cidades-sede – o Festival já fora sediado no município de Limeira (de 2008 a 2011), mas consolidou-se nos últimos anos na cidade de Piracicaba como pólo fomentador do Festival e do gênero artístico no país. O Festival é política pública que apoia os artistas, promove cultura de qualidade para uma importante região do Estado e forma público para uma arte que é muito antiga, mas que está em constante renovação.

Tempo de Atividade AMIGOS DA ARTE: 2008 – atualmente
Número de Apresentações: +800, sendo 209 nos último três anos
Público Total: +400.000, sendo 160.746 pessoas nos último três anos
Orçamento realizado (2017/2018/2019): R$ 2.519.799,99

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.