Ir para conteúdo

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

VER MAIS RESULTADOS

+ Orgulho

Diversidade Sexual com Orgulho

O + Orgulho SP apoia paradas do orgulho, festivais culturais e semanas da diversidade sexual, produzidas no interior, litoral e região metropolitana do Estado de São Paulo. O programa incentiva a produção cultural da população LGBTQIA+, a promoção dos direitos humanos e o fomento a uma cultura de paz.

O objetivo do programa é selecionar projetos de Paradas do Orgulho da comunidade LGBTQIA+. As atividades culturais e ações de visibilidade têm como base a promoção dos direitos humanos e o combate à discriminação. Além da celebração do orgulho de viver a diversidade e incentivar uma cultura de paz e convivência. A ação também gera um impacto direto nas cidades contempladas com o fomento do turismo e calendário de atividades culturais, educativas e de lazer referente às Paradas.

O programa foi criado em 2017, contemplando 10 municípios na sua primeira edição e doze na segunda e na terceira, 2018 e 2019, respectivamente. Em 2020, foi ampliado o recurso destinado à ação, possibilitando a seleção de 25 Paradas. A seleção de cidades foi definida por uma comissão composta por integrantes de diversas secretarias e representantes da sociedade civil. Os quesitos para a escolha incluíram qualidade do projeto, localização geográfica, dados sobre LGBTfobia no município, entre outros.

Como forma de adaptação às modificações causadas pela pandemia do Coronavírus, as cidades contempladas realizaram uma ampla coleta de testemunhos de figuras representativas da comunidade LGBTQIA+, em formato audiovisual, com o objetivo de construir a história do movimento pelo interior e litoral do estado de São Paulo. O conteúdo está disponível na plataforma de streaming CultSP Play

Desde março de 2020, o + Orgulho já viabilizou também a celebração da Parada LGBTQIA+ paulistana online. Uma programação especial em agosto, no mês da Visibilidade Lésbica, além de dezenas de apoios às Paradas LGBTQIA+ em todo o Estado de São Paulo.

 

Histórico

2022

Com o incremento orçamentário ocorrido no período, foram selecionadas 30 organizações, que realizaram todos os eventos presencialmente, além da gravação de material audiovisual para a série + Orgulho Personalidades, difundida na plataforma CultSP Play.

2021

Com a manutenção do formato digital, foram apoiadas iniciativas com escopo mais vasto: além das Paradas do Orgulho, foram contemplados musicais, peças teatrais, festivais culturais, semanas da diversidade sexual, rodas de conversa, palestras e atividades educativas. Neste ano, o programa abrangeu 25 projetos e passou a integrar o Juntos Pela Cultura, contribuindo para a visibilidade da comunidade LGBTQIA+ e promovendo uma cultura de respeito pela diversidade.

2020

Devido à pandemia do Covid, as 25 paradas apoiadas tiveram um formato totalmente digital, com lives e gravação de vídeo-depoimentos de personalidades relacionadas à história das comunidades LGBTQIA+ locais. 

2019

Foram 12 Paradas do Orgulho LGBTQIA+ em todo o Estado de São Paulo apoiadas pelo programa. 

Números do + Orgulho de 2019 a 2022

  • Paradas LGBTQIA+: 63;
  • Apoios a ações: 113;
  • Depoimentos: 387;
  • Pessoas presentes nas ações: mais de 416 mil;
  • Visualizações: mais de 162 mil;
  • Municípios contemplados: 43.

 

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

× Fale conosco