Ir para conteúdo

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

VER MAIS RESULTADOS

Teatro Sérgio Cardoso

Teatro Sérgio Cardoso

O Teatro Sérgio Cardoso é um dos maiores e mais bem equipados teatros do país. Referência no cenário cultural paulistano, é formado por um complexo de salas e já conta 42 anos de história. Abriga grandes musicais, espetáculos de dança, premiações e apresentações cênicas de diversos portes e formatos.

A inauguração do Teatro Sérgio Cardoso aconteceu em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do novo teatro.

Em 2004, o Teatro Sérgio Cardoso passou a ser administrado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte. A partir deste momento, teve os camarins, salas de espera e plateias remodeladas. As instalações técnicas também foram modernizadas e as salas receberam novos equipamentos de áudio e iluminação, iniciando uma nova fase de sua história e criando um dos maiores e mais bem equipados palcos do Estado de São Paulo. Nos últimos anos, o Teatro foi palco para a difusão de diversos conteúdos, prezando pela diversidade temática e artística. 

O Teatro Sérgio Cardoso é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e tem gestão e produção da Amigos da Arte.

Histórico

2022

O Teatro retomou a recepção de grandes musicais e das temporadas de teatro e dança. Foi criado um programa especial para a música, o Palco Bixiga, que buscou intensificar o uso do teatro para shows. 

2021

As portas das salas foram reabertas ao público, com capacidade reduzida. O sucesso das ações digitais demonstrou um caminho potente e promissor para o Teatro. Neste ano, então, foi implementado o  Teatro Sérgio Cardoso Digital, um serviço de captação, edição e transmissão de conteúdo artístico online ou híbrido a partir de uma infraestrutura de alta qualidade instalada dentro do Teatro Sérgio Cardoso (Sala Digital). O projeto do Teatro Digital, assim como o conjunto técnico-operacional instalado, é singular e pioneiro no campo dos teatros públicos no Brasil. Com possibilidade de atendimento a espetáculos de todas as linguagens artísticas de grande porte. Essa ação inédita tornou o Teatro Sérgio Cardoso um polo para produção de conteúdo audiovisual a partir da realização de espetáculos ao vivo.

2020

Na celebração dos 40 anos do Teatro, foi realizada uma programação digital especial, em função das restrições sanitárias impostas pela pandemia. No conjunto de conteúdos audiovisuais comemorativos, tivemos o lançamento de uma série documental de 24 episódios com compositores, músicos, cantores e atores convidados, com apresentações sem público presencial. A programação na semana de aniversário, em outubro, contou com mais de 20 exibições virtuais disponibilizadas de forma gratuita pela plataforma CultSP Play.

2019

A representatividade da mulher negra foi um dos temas de maior relevância na programação, tendo os musicais “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” e “Elza” mobilizado juntos mais de 27 mil espectadores. No mesmo ano, foi iniciado um processo de reforma e modernização técnica do Teatro, garantindo um espaço mais adequado para artistas e público.

Números da Teatro Sérgio Cardoso de 2019 a 2022

  • Atividades: mais de 1.770;
  • Público Presencial: mais de 274 mil;
  • Público Virtual: mais de 678 mil.

 

Onde

Bilheteria 
11 3288-0136
11 3882-8080 | Ramal 159
Rua Rui Barbosa, 153
Atendimento de terça a sábado,
das 14h às 19h

Administração
11 3882-8080 | Ramais 184 – 187
R. Conselheiro Ramalho, 538
Atendimento de segunda a sexta,
das 10h às 18h
E-mail: teatrosergiocardoso@apaa.org.br

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

× Fale conosco