APAA https://amigosdaarte.org.br Associação Paulista Amigos da Arte Tue, 12 Nov 2024 03:41:32 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7 https://amigosdaarte.org.br/wp-content/uploads/2024/09/favicon.svg APAA https://amigosdaarte.org.br 32 32 “Cantando na Chuva” estreia temporada no teatro em São Paulo https://amigosdaarte.org.br/cantando-na-chuva-estreia-temporada-no-teatro-em-sao-paulo/ Wed, 09 Oct 2024 16:27:50 +0000 https://amigosdaarte.org.br/?p=28046 Começa nesta quinta-feira (04) uma nova temporada de “Cantando Na Chuva“. Um dos maiores clássicos de Hollywood ganha os palcos de São Paulo em 2024 durante a temporada que irá até junho deste ano.

Inspirado no filme de 1952, a nova montagem será feita no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista,

A direção geral é de John Stefaniuk, responsável também pela direção de sucessos da Broadway como “Wicked” e “Rei Leão”.
A temporada de “Cantando na Chuva” será entre 04 de abril até 16 de junho de 2024. A peça dura 140 minutos ao todo, com 15 minutos de intervalo.

A Hollywood da década de 1920 é retratada com comédia, dança e músicas, além de um romance entre o personagem principal, Don, com a mulher contratada para dublar Lina, que é uma estrela de cinema com voz estridente. Na mudança do cinema mudo para o falado, a preocupação dos atores com a transição de Hollywood dá o enredo.

O papel conhecido por causa do ator Gene Kelly agora será interpretado por Rodrigo Garcia, que já fez as montagens brasileiras de “Billy Elliot”, “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Anastasia”). Outros nomes confirmados no elenco são Gigi Debei (“Anastasia” e “Evita Open Air”); Mateus Ribeiro (“Chaves” e “Peter Pan”); e Fefe Muniz (“O Rei Leão”, “Evita Open Air” e “O Fantasma da Ópera”).

Serviço

“Cantando na Chuva”

Local: Teatro Sérgio Cardoso.

Endereço: R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01326-010.

Temporada: 04 de abril até 16 de junho de 2024.

Sessões: Quarta-feira, 20h00 | Quinta-feira, 20h00 | Sexta-feira, 20h00 | Sábado, 15h00 | Sábado, 19h30 | Domingo, 15h00 | Domingo, 19h30.

Faixa etária: Livre.

Preço: de R$ 19,80 a R$ 400.

Ingressoscantandonachuvabrasil.com

]]>
Última semana no espetáculo Vozes Negras vai homenagear Tati Quebra Barraco, Iza e Ludmilla https://amigosdaarte.org.br/ultima-semana-no-espetaculo-vozes-negras-vai-homenagear-tati-quebra-barraco-iza-e-ludmilla/ Wed, 09 Oct 2024 16:18:43 +0000 https://amigosdaarte.org.br/?p=28044 Foto: Divulgação.

Fonte: Portal Sopa Cultural

A última semana do musical Vozes Negras promete balançar as estruturas do histórico Teatro Prudential com as histórias de Tati Quebra Barraco, Iza e Ludmilla, interpretadas por Ester Freitas, Bárbara Sut e Analu Pimenta. Elas são as estrelas que vão levar o público a conhecer suas histórias e seu impacto na música brasileira. A produção da Aventura, com direção de Gustavo Gasparani, fica em cartaz de 23 a 26 de junho, quando encerra a temporada carioca. Já na próxima semana, no dia 30 de junho, o espetáculo estreia em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, onde segue em cartaz até agosto.

 

“Novas Gerações” é o título do espetáculo dessa semana que traz a história das cantoras Tati Quebra Barraco, Iza e Ludmila, todas do Rio de Janeiro e que fizeram da arte uma fonte de renda e inspiração para as próximas gerações. Tati é natural da Cidade de Deus, favela tradicional da zona oeste do Rio, e fez sucesso no começo dos anos 2000 com músicas como ‘Boladona’. Iza, por outro lado, é de Olaria, bairro da zona norte da cidade. Ela se formou em publicidade e propaganda antes de se tornar um hit como cantora pop. “Dona de mim”, “Pesadão” e “Gueto” são alguns dos sucessos de Iza.

 

Ludmilla vem para trazer ainda mais representatividade para o palco do Prudential. A cantora carioca é casada com Brunna Gonçalves e celebra o orgulho LGBTQIA+. O tema é de extrema relevância, ainda mais tão próximo ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado no dia 28 de junho, em homenagem a uma luta organizada pela comunidade no icônico bar Stonewall Inn, em Nova York, em 1969. Ao longo da apresentação, o público vai ter a oportunidade de ouvir hits que marcaram a música brasileira e fazem multidões dançarem.

 

O desafio de se destacar num cenário que historicamente objetifica mulheres negras foi encarado por elas e serve como fio condutor para os fóruns de ideias,  promovidos todos os dias com uma time impecável de debatedoras. Claudia Miranda, Jaqueline Jesus, Taísa Machado, Leilane Ribeiro e Valéria Monã vão estar presentes para que haja um intercâmbio de ideias. A cantora Urias vai fazer uma participação especial em um dos dias do espetáculo. Tanto as datas das debatedoras quanto a da participação de Urias não são divulgadas. Assim, a surpresa é certa para o espectador.

 

Grandes mulheres já tiveram suas histórias contadas no Vozes Negras: Alaíde Costa, Alcione, Clementina de Jesus, Sandra de Sá e Dolores Duran. Agora, o público tem a oportunidade de conhecer um pouco das gerações atuais e pensar num futuro no qual as histórias de mulheres negras sejam muito mais de vitórias do que de lutas. O musical estreia em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, no dia 30 de junho, após uma temporada de sucesso e sessões esgotadas no Rio de Janeiro.

]]>
São Paulo é a primeira cidade do Brasil a utilizar o sistema Compras Contratos do Governo Federal https://amigosdaarte.org.br/sao-paulo-e-a-primeira-cidade-do-brasil-a-utilizar-o-sistema-compras-contratos-do-governo-federal/ Fri, 27 Sep 2024 11:31:19 +0000 https://amigosdaarte.org.br/?p=24847 A cidade de São Paulo é pioneira entre os municípios brasileiros em aderir ao Compras Contratos, o sistema de gestão e fiscalização contratual do Governo Federal.  Por meio dele, os gestores da prefeitura da capital podem ter acesso gratuito, de forma organizada, a várias funcionalidades, como o cadastro dos contratos, seus respectivos termos de alteração, vínculo do contrato com a compra e publicação automatizada no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Também é possível a inclusão de arquivos, cadastro de terceirizados, controle de provisões e liberações de conta de depósito vinculada, dentre outras funcionalidades.

O sistema gera maior transparência e celeridade aos procedimentos de gestão e fiscalização dos contratos, e a prefeitura de São Paulo só pôde ter acesso a ele porque aderiu, previamente, ao Compras.gov.br. Hoje, o Compras Contratos está acessível a todas as secretarias da prefeitura que já atuam em conformidade com a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21).

O sistema reforça, ao mesmo tempo, a governança e o planejamento das contratações realizadas pela Administração, garantindo maior segurança na gestão contratual. Em São Paulo, a utilização do Compras Contratos foi possível graças a um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Secretaria de Gestão e Inovação do MGI.

“O sistema chega até nós como ferramenta essencial e de extrema relevância para ampliar a transparência e conferir agilidade nas contratações públicas e também nos permite melhor aproveitamento das tecnologias existentes, evitando, portanto, a duplicidade de ações e o gasto de horas dos servidores públicos”, comemora a Secretária de Gestão da capital paulista, Marcela Cristina Arruda Nunes.

“Para facilitar a gestão estratégica das compras públicas e a implementação da nova lei de licitações em todo o Brasil, trabalharemos para disponibilizar o sistema Compras Contratos e outras soluções tecnológicas de forma ampla a todos os estados e municípios, a partir do segundo semestre de 2023”, ressalta o Secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo.

]]>
Mundo do Circo: exposição, espetáculos e atividades para toda a família https://amigosdaarte.org.br/mundo-do-circo-exposicao-espetaculos-e-atividades-para-toda-a-familia/ Fri, 27 Sep 2024 11:25:21 +0000 https://amigosdaarte.org.br/?p=24841 Em dezembro de 2022, São Paulo ganhou uma nova atração super especial, o Mundo do Circo SP. O programa do Governo do Estado, com gestão da Amigos da Arte, surgiu para valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense.

Localizado no Parque da Juventude, zona norte da capital, funciona diariamente com entrada gratuita.

Programação do Mundo do Circo em junho:

Além das atrações fixas, o espaço também recebe artistas em seu picadeiro. Os espetáculos são gratuitos e para participar, basta ficar de olho na programação e retirar seu ingresso na bilheteria do Mundo do Circo uma hora antes do inicio do show.

Num Passe de Mágica
O espetáculo interativo do Palhaço Peruca mescla magia e humor ao explorar as diversas linguagens circenses.

 

 

O espetáculo não para por aí!

Atualmente, está em cartaz a exposição interativa ‘Mundo do Circo’. A mostra sobre o imaginário do circo apresenta suas várias modalidades artísticas. O mais legal é que a experiência é totalmente lúdica e sensorial, ou seja, um passeio e tanto para os pequenos.

A lona de exposições fica aberta para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h, e a entrada é gratuita.

Além disso, o Mundo do Circo também oferece oficinas com foco no universo circense.

 

]]>
Parada LGBT+ de São Paulo: saiba tudo sobre todos os eventos oficiais https://amigosdaarte.org.br/parada-lgbt-de-sao-paulo-saiba-tudo-sobre-todos-os-eventos-oficiais/ Fri, 27 Sep 2024 11:23:54 +0000 https://amigosdaarte.org.br/?p=24839 A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, que este ano traz o tema Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote consciente pelos direitos da população LGBT+, acontece no domingo do dia 2 de junho, com a concentração marcada para as 10h, no lado ímpar da Avenida Paulista.

Além dos shows de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Filipe Catto, Banda Uó e mais, a Parada também vai contar com uma programação paralela que pretende movimentar a capital paulista antes e após o evento principal.

Para te ajudar a se preparar, organizamos uma lista com os principais eventos para quem quiser cair nas baladas, assistir aos shows dos principais artistas LGBTQIA+, conhecer negócios liderados pela comunidade, se aventurar pelo mundo nerd e muito mais. Confira abaixo.

Quarta-feira (29/05)
Museu da Diversidade Sexual
Após passar por uma reforma estrutural durante o último ano e meio, o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo finalmente retorna às atividades nesta quarta-feira pré-feriado com as exposições Pajubá: A Hora e a Vez do Close, com curadoria de Amara Moira e Marcelo Campos; e Artes Dissidentes, de Dri Galuppo. Para maiores informações, basta acessar o site oficial da instituição.

]]>
Revelando SP confirma shows de Almir Sater e Os Originais do Samba para edição da capital https://amigosdaarte.org.br/revelando-sp-confirma-shows-de-almir-sater-e-os-originais-do-samba-para-edicao-da-capital/ Fri, 27 Sep 2024 10:58:05 +0000 https://amigosdaarte.org.br/?p=24830 Revelando SP, maior festival da valorização da cultura tradicional paulista, retorna à capital paulista entre os dias 12 e 15 de setembro. O cantor Almir Sater e Os Originais do Samba estão confirmados para o evento. Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da Prefeitura de São Paulo e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, o Revelando SP acontece no Parque da Água Branca, na Zona Oeste, com entrada gratuita.

O festival vai reunir mais de 142 participantes, representando 88 municípios de 12 regiões paulistas. Serão 20 stands de artesanato e 44 de culinária. Além disso, 28 representantes das mais diversas manifestações culturais paulistas vão se apresentar ao longo do evento, com música, dança e muito mais.

“Após levar o evento para Barretos, Iguape, São José dos Campos e Presidente Prudente, concluímos o ‘Revelando São Paulo’ na capital. Tivemos a oportunidade de valorizar e promover as tradições e expressões culturais do estado, reafirmando a importância de manter viva nossa herança cultural para as futuras gerações”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

O show de abertura acontece na quinta-feira (12), às 20h30, com Almir Sater. Músico e ator, Sater foi revelado no Free Jazz Festival de 1988 e ganhou notoriedade no início dos anos 90 ao participar da telenovela “Pantanal”. No ano seguinte, foi reconhecido por meio do 4º Prêmio da Música Brasileira (1991) como melhor solista. Munido de carisma e da sua viola de dez cordas, Almir apresenta os clássicos “Tocando Em Frente”, “Chalana”, “Um Violeiro Toca”, “Peão”, entre outros sucessos.

Já o encerramento fica por conta de Os Originais do Samba, que sobem ao palco no domingo (15), às 18h. Criado no início da década de 1960, o conjunto de vocal e percussão contava com o saudoso Mussum, Rubão, Bigode (único da formação original), Bidí, Chiquinho e Lelei. Com nova formação e roupagem moderna, sem perder a sua característica do samba tradicional, o grupo apresenta clássicos e novas músicas com participações de Zeca Pagodinho, Benito Di Paula e Reinaldo, o Príncipe do Pagode.

Se apresentam ainda no evento a cantora Carolina Soares, Sapopemba e Ellen Oléria, Encontro dos Tambores e Encontro de Congadas e Moçambiques.

]]>