Ir para conteúdo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

VER MAIS RESULTADOS

#JuntosPelaCultura

Apoio a municípios paulistas no desenvolvimento de políticas de cultura e na realização de ações artístico-culturais

+CULTURA EM SÃO PAULO

Uma das vocações da Amigos da Arte é apoiar municípios paulistas no desenvolvimento de políticas de cultura e na realização de ações artístico-culturais, por meio de programas de coinvestimento. Em 2019, pela primeira vez, estes programas foram reunidos em uma única iniciativa, de nome Juntos pela Cultura. Ela aglutina a ViradaSP, o CircuitoSP, o TradiçãoSP e o RevelandoSP. Todas essas ações já vinham sendo realizadas pela Amigos da Arte nos últimos anos, mas agora ganham novos formatos e são geridos de maneira integrada.

A principal novidade do Juntos pela Cultura é que os municípios parceiros são selecionados por meio de chamadas públicas, baseadas em critérios de seleção objetivos e comissões de avaliação com participação da sociedade civil. Além de enfatizar o republicanismo e a transparência na escolha dos municípios beneficiados, as chamadas públicas favoreceram a democratização, a descentralização dos investimentos e a valorização da visão local. Em 2019, dos 645 municípios paulistas, quase metade enviou propostas e quase 30% foram selecionados no primeiro edital Todas as regiões administrativas do estado de São Paulo foram contempladas.

Tendo em vista a paralisação das atividades culturais por ocasião da pandemia do Coronavírus, o #JuntosPelaCultura2020 inova e oferece o ambiente online da plataforma #CulturaEmCasa para que a produção cultural de todas as regiões de São Paulo chegue não pare e alcancemos de forma gratuita ao maior número possível de pessoas.