Ir para conteúdo

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

VER MAIS RESULTADOS

2022, um ano rumo ao futuro

2022 foi um ano repleto de realizações na Amigos da Arte. Um ano em que nos consolidamos como uma instituição conectada ao mundo digital e cada vez mais antenada ao futuro. Vamos relembrar um pouco do que vivemos Juntos pela Cultura?

No ano que ficará marcado pela volta dos eventos presenciais, nós fizemos história! Reabrimos as portas do Teatro Sérgio Cardoso e do Teatro Estadual de Araras ao público. Realizamos a maior edição do Revelando SP, levando 400 mil pessoas ao Parque da Água Branca, em julho. Produzimos 21 edições da Virada SP, de agosto a dezembro, consolidando este como o maior programa de difusão cultural do governo do estado de São Paulo. E celebramos a abertura do novo Museu do Ipiranga junto ao Bicentenário da Independência, reunindo os maiores nomes do cenário musical contemporâneo em uma festa transmitida para todo o mundo pela plataforma #CulturaEmCasa.

Estivemos quatro vezes mais Juntos pela Cultura! Recebemos a missão de executar o quádruplo de recursos desse programa, e para isso lançamos 16 editais. Tivemos 2.251 projetos inscritos de 386 municípios, e apoiamos um total de 1.064 projetos de 288 municípios. Assim, garantimos apoio ao setor cultural de forma ainda mais transparente e capilarizada por todo o estado de São Paulo.

Diversas conquistas que tivemos em 2022 vão impactar os rumos da difusão artística em São Paulo nos próximos anos. O recém-inaugurado Mundo do Circo SP vai possibilitar aos profissionais circenses um espaço permanente de atuação. Com a implantação do Teatro Sérgio Cardoso Digital, um dos mais renomados equipamentos culturais do governo do estado se torna referência também no mercado de streaming, alcançando plateias no mundo todo. Por falar em plateia virtual, a plataforma #CulturaEmCasa se consolida como o maior streaming cultural gratuito da América Latina, reunindo uma série de conteúdos originais e exclusivos produzidos pela Amigos da Arte. Foram mais de 1.250 horas gravadas, mais de 700 lives transmitidas, 9 séries originais e 3 longas-metragens. Tudo isso disponibilizado online e de graça na #CulturaEmCasa. 

Em 2023, vamos fortalecer ainda mais o núcleo audiovisual e tecnológico da Amigos da Arte. E vamos intensificar as ações junto aos municípios, para que possamos contribuir cada vez mais com o desenvolvimento econômico e criativo do interior e do litoral do estado de São Paulo. Já estamos com saudades do que a gente ainda vai viver! 

Conheça alguns dos nossos marcos de 2022:

Janeiro | Reabertura do Teatro Sérgio Cardoso e do Teatro Estadual de Araras: de volta ao presencial

O cenário da cadeia produtiva da cultura entre janeiro e abril de 2022 foi marcado pelo retorno das atividades presenciais com maior participação e frequência de público. Essa mudança decorre da melhora dos dados da pandemia de covid-19 no país e no estado de São Paulo, que permitiu restabelecer uma programação relativamente constante e diversa nos equipamentos culturais, bem como o planejamento para novas atividades nos meses seguintes do ano. As portas do Teatro Sérgio Cardoso e do Teatro Estadual de Araras foram reabertas ao público.

Demos continuidade à Agenda Tarsila, portal criado para abrigar conteúdos e ações em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, entre eles a série audiovisual Outras Vanguardas, produzida pela Amigos da Arte e gravada no Teatro Sérgio Cardoso.

Fevereiro | Fortalecimento da #CulturaEmCasa

Em um contexto no qual as atividades presenciais retornavam de forma significativa e com maior adesão do público em comparação a momentos anteriores em que havia maior demanda pela difusão virtual, as ações digitais e híbridas da plataforma #CulturaEmCasa foram reformuladas e diversificadas. A produção e realização de ações exclusivas e conteúdos originais foi ampliada, de forma a qualificar a programação, manter o interesse do público e aumentar seu alcance. 

Março | Quatro vezes mais Juntos pela Cultura

Com quatro vezes mais recursos do que em 2021, quatro linhas inéditas e agora de volta ao presencial, foram divulgadas 16 chamadas públicas do programa Juntos pela Cultura, sendo nove para municípios, seis para artistas e uma para organizações. Essas chamadas compreendem a seleção de atividades que integram eixos distintos previstos no Contrato de Gestão da Amigos da Arte. Com o anúncio durante o Congresso Estadual de Municípios promovido pela APM (Associação Paulista de Municípios), em Campos do Jordão, em 28 de março, foram lançados dois blocos de inscrição das chamadas. No dia 28 de março foram iniciadas as inscrições para o primeiro grupo de chamadas: Virada SP, Retomada SP, Tradição SP e Revelando SP, para municípios; +Orgulho SP, para organizações e coletivos; e Concurso Viola SP, para artistas. 

Abril | Abertura do segundo bloco de chamadas públicas do Juntos pela Cultura

No dia 20 de abril, outras 10 chamadas tiveram suas inscrições iniciadas: Circuito SP; Cria SP, Capacitação Revelando SP, +Gestão SP e Arte Urbana SP, para municípios; e Festival Circo SP, Concurso Piano SP, Concurso Batalhas de Rima SP, Concurso Breaking SP, e Concurso Slam Poesia SP para artistas.

Maio | Lançamento da Agenda Bonifácio

No dia 18 de maio foi lançada a Agenda Bonifácio, iniciativa que permitiu a capilarização das atividades culturais comemorativas do Bicentenário da Independência, com destaque para a Mostra “200 Anos da Independência em 200 Filmes”, realizada presencialmente no Cine Petra Belas Artes e virtualmente na #CulturaEmCasa.

Junho | Mês do Orgulho LGBTQIA+

No mês do Orgulho LGBTQIA+, foram produzidos dois conteúdos originais #CulturaEmCasa no Teatro Sérgio Cardoso: a performance Ball, que homenageia a cultura dos bailes de drag queen, e um stand-up de comédia com Cintia Rosini, João Bubiz e Babu Carreira. Ambos estão disponíveis gratuitamente na plataforma #CulturaEmCasa.

Julho | Revelando SP de volta ao Parque da Água Branca

Entre os dias 20 e 24 de julho, o Revelando SP retornou ao seu formato presencial, no Parque da Água Branca. Com três palcos, o evento reuniu manifestações culturais selecionadas pelo Juntos Pela Cultura e shows de grandes nomes do cenário nacional, como Almir Sater, Marcelo Jeneci, Nós Caipira, Germano Mathias, Miltinho Edilberto, Barra de Saia, Tetê Espíndola e Rolando Boldrin. Violeiros de todo o estado competiram no Concurso Viola SP em duas categorias: Contemporânea e Tradicional. Além das atrações nos palcos, foram realizados cortejos de manifestações artísticas tradicionais, que se apresentaram em diversos espaços do Parque. 

A programação foi composta por 8 shows presenciais e com transmissão online, 16 apresentações de violeiros integrantes do Concurso Viola SP, 8 estandes turísticos selecionados por chamada pública, 9 atividades de gravação de depoimentos de mestres da cultura popular abertas ao público e 10 atividades estabelecidas em parceria com instituições presentes no Parque da Água Branca, além dos estandes de artesanato, culinária e apresentações das manifestações culturais.

Mais de 400 mil pessoas compareceram ao Parque da Água Branca para o Revelando SP. No ambiente digital, mais de 23 milhões de pessoas, com engajamento de 96.306 pessoas, foram responsáveis por realizar 142.961 cliques, 322.432 acessos ao site e 1.029.164 visualizações de vídeos nas redes sociais. 

Agosto | Início da Virada SP

Neste mês foi aberto o calendário da Virada SP, o maior programa de difusão cultural do estado de São Paulo. Ao todo, 21 municípios do interior e litoral paulista receberam edições do evento, de agosto a dezembro. Foram mais de 1 milhão de pessoas impactadas,  599 atividades artístico-culturais, 2.789 artistas participantes, 90 espaços culturais públicos e privados mobilizados e 2.249 profissionais envolvidos.

Setembro | Bicentenário da Independência no novo Museu do Ipiranga

Depois de nove anos de reformas, o Museu do Ipiranga reabriu seu espaço junto às celebrações do Bicentenário da Independência, em mais um grande evento gratuito com gestão e produção da Amigos da Arte. De 07 a 11 de setembro, a programação cultural ampla e diversificada contou com apresentação de balé de drones, projeção mapeada na fachada do Museu do Ipiranga, orquestras e shows inéditos de artistas como Margareth Menezes, Vanessa da Mata, Gaby Amarantos, Criolo e Fafá de Belém, entre outros.

Outubro | Lançamento da sala digital do Teatro Sérgio Cardoso

Junto às celebrações de 42 anos, o Teatro Sérgio Cardoso lançou sua sala digital, inaugurando um novo capítulo de sua história. Equipada com tecnologia de ponta e com alcance internacional por meio de transmissões gratuitas, a sala digital insere o TSC na vanguarda teatral brasileira mais uma vez. 

Novembro | Valorização da cultura de rua

Como parte do programa Juntos pela Cultura, neste mês realizamos mais uma edição do Concurso de Batalhas de Rima SP e lançamos duas novas premiações: Breaking SP e Slam Poesia SP. Dessa vez, todos os concursos contaram com plateia presencial no Teatro Sérgio Cardoso, além da plateia virtual na plataforma #CulturaEmCasa e no canal Futura no YouTube. 

Dezembro | Encerramento Cria SP e lançamento do Mundo do Circo SP

O programa Cria SP foi criado com o objetivo de estimular o desenvolvimento regional por meio da cultura e da criatividade. No mês de dezembro, reunimos representantes dos dez municípios participantes no Teatro Sérgio Cardoso para entregar o Plano Municipal Participativo de Desenvolvimento da Economia Criativa. Este Plano vai servir de base para uma eventual candidatura do município ao selo da Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Para finalizar o calendário de 2022, foi inaugurado o Mundo do Circo SP,  programa criado para valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense e apoiar os profissionais deste segmento. A sede do Mundo do Circo SP fica no Parque da Juventude, zona norte da capital paulista. Para inaugurar o espaço foi oferecida uma agenda de espetáculos gratuitos abertos para a população. O Mundo do Circo SP será um espaço permanente de apoio à arte circense.

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

× Fale conosco