Ir para conteúdo

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

VER MAIS RESULTADOS

Transparência

Chamada Pública 09/2024 – Cadastro para Profissionais de Audiovisual – Amigos da Arte 2024

21/02/2024 a 30/09/2024 Situação: Aberto

O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte, abre cadastramento para compor banco de dados de profissionais de Audiovisual.


O cadastro estará aberto entre 21 de fevereiro e  30 de setembro de 2024
e ocorrerá exclusivamente mediante envio por meio deste formulário eletrônico.

Este cadastro NÃO constitui o único instrumento utilizado para conhecer, avaliar currículos e compor a equipe dos programas da organização social em 2024. O formulário permite a inscrição de currículo; portfólio e/ou reel de 01 (um)  profissional por vez.

A avaliação e seleção de currículos será realizada pela equipe de produção e diretoria da Associação Paulista dos Amigos da Arte. Os currículos cadastrados podem ser considerados para estruturação de equipe dos programas, projetos e equipamentos da instituição, seguindo o cronograma dos mesmos, e serão avaliados conforme a demanda e necessidade interna da instituição.

Deverão ser inseridas no formulário informações sobre o profissional, suas habilidades, comprovação de experiência na área e contatos atualizados, conforme formulário https://forms.gle/TCrW6TSVXG2zYej69

A Associação Paulista dos Amigos da Arte não se responsabiliza pelo não recebimento de inscrições por motivos de ordem técnica ou operacional.

A equipe de produção da instituição entrará em contato apenas com os profissionais selecionados.

 


NOS CASOS DE PESSOA JURÍDICA

Uma mesma empresa poderá indicar mais de um(a) representante para prestação de serviços de produção. No entanto, um(a) mesmo(a) representante não pode ser indicado(a) por mais de uma empresa.

Caso uma empresa venha a indicar mais de um(a) representante, cada indicação será avaliada de modo independente.

 

NÃO SERÁ GERADA UMA LISTA DE APROVADOS

A avaliação dos currículos cadastrados poderá ser realizada conforme recebimento das informações, não sendo necessário o término do período de cadastramento para início desta análise.

O cadastro de profissionais de Audiovisual tem como objetivo dar ampla publicidade ao processo de seleção de prestadores de serviço, mas não constitui o único instrumento utilizado para conhecer, avaliar currículos e compor a equipe dos programas da Amigos da Arte em 2024.

 

TABELA DE VALORES:

Item Função Diária Semana
A Roteirista R$ 1.200,00 R$ 6.000,00
B Diretor(a) R$ 1.400,00 R$ 7.000,00
C Assistente de direção R$ 750,00 R$ 3.750,00
D Filmmaker R$ 1.800,00 R$ 9.000,00
E Filmmaker com equipamento R$ 2.300,00 R$ 11.500,00
F Produtor(a) geral R$ 1.300,00 R$ 6.500,00
G Coordenador(a) de produção R$ 1.000,00 R$ 5.000,00
H Diretor(a) de produção R$ 900,00 R$ 4.500,00
I Produtor(a) R$ 700,00 R$ 3.500,00
J 1º assistente de produção R$ 500,00 R$ 2.500,00
K 2º assistente de produção R$ 400,00 R$ 2.000,00
L Ajudante de produção R$ 300,00 R$ 1.500,00
M Figurinista R$ 850,00 R$ 4.250,00
N Maquiador(a) R$ 520,00 R$ 2.590,00
O Diretor(a) de fotografia R$ 930,00 R$ 4.640,00
P Diretor(a) de fotografia e operador de câmera R$ 1.240,00 R$ 6.220,00
Q Operador(a) de câmera R$ 850,00 R$ 4.250,00
R Operador(a) de 2ª câmera R$ 600,00 R$ 3.010,00
S Operador(a) de câmera com equipamento R$ 1.350,00 R$ 6.750,00
T Operador(a) de drone R$ 850,00 R$ 4.250,00
U Operador(a) de drone com equipamento R$ 1.350,00 R$ 6.750,00
V 1º assistente de câmera R$ 670,00 R$ 3.360,00
W 2º assistente de câmera R$ 400,00 R$ 1.980,00
X Fotógrafo(a) R$ 500,00 R$ 2.000,00
Y Fotógrafo(a) com equipamento R$ 700,00 R$ 3.500,00
Z Técnico(a) de transmissão R$ 1.000,00 R$ 5.000,00
A.1 Assistente de transmissão R$ 700,00 R$ 3.500,00
B.1 Técnico(a) de som direto R$ 800,00 R$ 4.000,00
C.1 Técnico(a) som direto com equipamento R$ 950,00 R$ 4.750,00
D.1 Assistente de som/Microfonista R$ 550,00 R$ 2.730,00
E.1 Eletricista/Maquinista R$ 520,00 R$ 2.590,00
F.1 Editor(a)/Montador(a) R$ 400,00 R$ 2.000,00
G.1 Assistente de edição/montador(a) R$ 200,00 R$ 1.000,00
H.1 Finalizador(a) de áudio R$ 400,00 R$ 2.000,00
I.1 Animador(a) (Motion Graphics) R$ 400,00 R$ 2.000,00

 

 

Item Descrição DETALHAMENTO
A Roteirista Responsável por estruturar as produções audiovisuais por meio da construção de narrativa e criação de personagens, baseada em pesquisa prévia sobre o conteúdo a ser filmado. Além disso, elabora o roteiro de edição – necessário para moldar a ideia inicial do filme ao que foi descoberto e modificado durante as gravações. A essência do seu trabalho consiste em planejar, criar e adaptar histórias, bem como as narrativas para contá-las. Funções: (i) Pesquisar todos os temas correlatos ao documentário; (ii) Escrever um guia inicial da peça final; (iii) Escrita do roteiro de edição após as filmagens.
B Diretor(a) O(a) diretor(a) registra a realidade sob uma certa perspectiva, tendo a dimensão total das possibilidades do filme no ato das filmagens. Ele(a) orquestra a equipe e interage com os personagens reais, colhendo as informações necessárias para compor a estrutura narrativa do filme. É o(a) responsável pelo resultado final das imagens no sentido artístico. Sua principal função é apresentar de maneira eficaz cada ação e cada detalhe dramaticamente importante. Conecta os elementos que compõem o filme a partir de um olhar criativo e eficaz. Funções: (i) Contar histórias; (ii) Realizar entrevistas; (iii) Dirigir cenas; (iv) Levar histórias interessantes para outras pessoas por meio do Audiovisual; (v) Gerir a equipe de filmagem; (vi) Conhecer e dirigir todas as etapas de um filme;
C Assistente de direção O(a) assistente de direção fornece assistência para a direção, assegura que o plano de filmagem seja cumprido durante as gravações, propõe soluções a impasses de ordem técnica e artística e media o relacionamento entre as equipes. Auxilia na decupagem, auxilia na pesquisa para entrevistas e auxilia nas referências para o filme.
D Filmmaker Serviço de filmmaker, responsável pela cobertura de eventos e elaboração de demais produtos audiovisuais, considerando: captação de imagem e som; operação de câmera, edição e finalização; com autonomia para atuar e elaborar de forma independente em projetos específicos, desde a filmagem até a finalização de conteúdos.
E Filmmaker com equipamento Serviço de filmmaker, responsável pela cobertura de eventos e elaboração de demais produtos audiovisuais, considerando: captação de imagem e som; operação de câmera, edição e finalização; com autonomia para atuar e elaborar de forma independente em projetos específicos, desde a filmagem até a finalização de conteúdos. Com equipamento próprio, incluso: Blackmagic Pocket Cinema Câmera 4K (ou similar) com kit de lentes, tripé manfrotto, drone DJI Mini SE (ou similar/superior); kit de iluminação e microfone lapela condensador omnidirecional.
F Produtor(a) geral O(a) produtor(a) geral é responsável por supervisionar e coordenar todos os aspectos da produção, desde o planejamento e desenvolvimento até a finalização do projeto. Suas principais funções incluem: desenvolvimento de projetos, gerenciamento financeiro, contratação de equipe, negociação de contratos, gerenciamento de produção, supervisão criativa, marketing e distribuição, gerenciamento de riscos, relações públicas e entrega e finalização. O(a) produtor(a) geral desempenha um papel estratégico e gerencial, garantindo que todas as etapas sejam planejadas, executadas e concluídas com sucesso. Faz a interface entre os setores e dialoga com os(a) gerentes e coordenadores(as) de diferentes áreas.
G Coordenador(a) de produção O(a) coordenador(a) de produção garante que todas as etapas do projeto sejam realizadas de forma eficiente e eficaz. É responsável por planejar, organizar e supervisionar todo o andamento dos projetos. Faz contato com equipe e fornecedores, a busca de locações, a definição de cronogramas, a coordenação das filmagens e a garantia de que todas as atividades estejam dentro dos prazos estabelecidos. Responsável pelas questões logísticas, como o transporte e armazenamento de equipamentos, a obtenção de autorizações para filmar em determinados locais e a gestão dos recursos técnicos e humanos disponíveis
H Diretor(a) de produção Responsável por dirigir e supervisionar todas as atividades relacionadas à produção. Realiza o planejamento e a organização, gerenciamento de equipe, gerenciamento de recursos, controle financeiro, coordenação de logística e solução de problemas. Garante que o projeto seja realizado dentro do prazo, dentro do orçamento e de acordo com as diretrizes estabelecidas. Faz contato com as locadoras de equipamentos, as locações, os atores e a equipe técnica, procurando sempre a melhor opção para o resultado que o diretor espera.
e Produtor(a) Responsável pela plena realização da filmagem. Além de resolver problemas e levantar todas as necessidades da produção antes, durante e após a filmagem, cuida do cronograma e da logística, como o transporte e refeição da equipe, entre outros. Realiza o planejamento das diárias de filmagem, garantindo que elenco, locação, equipamentos e equipe técnica estavam prontos na hora da gravação.

 

J 1º Assistente de produção Realiza assistência para o produtor(a) desde a fase de pré-produção até a entrega. Faz contato com locadoras de equipamentos, estúdios, locações, elenco, etc. É responsável por auxiliar na organização e preparação de locais de filmagem, cuidar do transporte e logística de equipamentos e materiais necessários para a produção. Assume responsabilidades relacionadas com a alimentação dos membros da equipe, além de prestar assistência, ajudar na montagem e desmontagem de set, contribuindo para a segurança no set de filmagem. Trabalha em estreita colaboração com os membros da equipe de produção para garantir o sucesso do projeto, cumprindo prazos e resolvendo problemas que possam surgir.
K 2º Assistente de produção Responsável por auxiliar na organização e preparação de locais de filmagem, como cuidar do transporte e logística de equipamentos e materiais necessários para a produção, e realizar tarefas de apoio aos departamentos de produção
L Ajudante de produção Possui responsabilidades relacionadas com a alimentação dos membros da equipe, além de prestar assistência à produção, realizar tarefas de apoio aos departamentos de produção, como fazer cópias de roteiros, telefonar para confirmar horários e agendar reuniões, conferência de equipamentos, etc.
M Figurinista Responsável pela indumentária de personagens, comunicando visualmente os princípios estabelecidos pela direção.
N Maquiador(a) Responsável por preparar e aplicar maquiagem em atores e atrizes visando aperfeiçoar suas características faciais, criar efeitos especiais, além de garantir a continuidade da maquiagem durante as diferentes cenas. Responsável por cuidar da aparência dos artistas durante as gravações, retocando a maquiagem quando necessário e utilizando técnicas específicas para lidar com as condições de iluminação e filmagem.
O Diretor(a) de fotografia O(a) diretor(a) de fotografia deve possuir vasto conhecimento de câmeras, composição visual e iluminação. Ele(a) decide, em conjunto com o(a) documentarista, a abordagem estética do filme. Fotografa a cena buscando a exposição da luz e os enquadramentos certos para valorizar os personagens, contando a história da melhor forma. Além disso, por se tratar da arte documental, o(a) fotógrafo(a) deve dominar equipamentos complexos de estabilização de imagem, para ser capaz de captá-las em diferentes situações, por vezes, adversas. Funções: (i) Dominar tecnicamente os equipamentos; (ii) Analisar e escolher a exposição adequada para cada situação; (iii) Definir com o(a) documentarista a abordagem estética das cenas; (iii) Decupar o plano de filmagem; (iv) Aprovar o take.
P Diretor(a) de fotografia e operador de câmera Fotografa e opera a câmera, buscando a exposição da luz e os enquadramentos certos para valorizar os personagens, contando a história da melhor forma. Além disso, por se tratar da arte documental, o(a) fotógrafo(a) deve dominar equipamentos complexos de estabilização de imagem, para ser capaz de captá-las em diferentes situações, por vezes, adversas. Funções: (i) Dominar tecnicamente os equipamentos; (ii) Analisar e escolher a exposição adequada para cada situação; (iii) Definir com o(a) documentarista a abordagem estética das cenas; (iii) Decupar o plano de filmagem; (iv) Aprovar o take.
Q Operador(a) de câmera Opera a câmera, valida a iluminação com o(a) diretor(a) de fotografia, realiza movimentação de câmeras, enquadramento e composição da cena.
R Operador(a) de 2º câmera Opera a câmera, valida a iluminação com o(a) diretor(a) de fotografia, realiza movimentações simples.
S Operador(a) de câmera com equipamento Responsável por operar a câmera, valida a iluminação com o(a) diretor(a) de fotografia, realiza movimentação de câmeras, enquadramento e composição da cena. Com equipamento próprio, incluso: Blackmagic Pocket Cinema Câmera 4K com kit de lentes e tripé manfrotto.
T Operador(a) de drone O(a) operador(a) de drone tem a capacidade de decolar, realizar o voo de um drone com segurança dentro das normas nacionais, realizar fotos e vídeos de forma profissional e especialmente não trazer perigo às pessoas que estão por perto.
U Operador(a) de drone com equipamento Opera drone, o que implica ter a capacidade de decolar, realizar o voo com segurança dentro das normas nacionais, realizar fotos e vídeos de forma profissional e especialmente não trazer perigo às pessoas que estão por perto. Com equipamento próprio, incluso: Drone Mavic Pro ou superior.
V 1º Assistente de câmera Assiste o operador de câmera e o diretor de fotografia; monta e desmonta a câmera de cinema e seus acessórios; recebe e troca as mídias de captação, faz rotulação do cartões entre as trocas, zela pelo bom estado deste equipamento, opera o foco, zoom e o diafragma, redige os boletins de câmera, realiza os testes de verificação de equipamento. Carrega e descarrega os magazines, limpa a câmera e faz o deslocamento de todo o equipamento.
W 2º Assistente de câmera Assiste o 1º assistente de câmera; monta, desmonta e transporta a câmera de cinema e seus acessórios; zela pelo bom estado deste equipamento, recebe e troca as mídias de captação, faz a rotulação dos cartões entre as trocas. Carrega e descarrega os magazines, limpa a câmera e faz o deslocamento de todo o equipamento. Auxilia na troca de acessórios da câmera e bate claquete.
X Fotógrafo(a) Responsável pela cobertura fotográfica de eventos, fotografia still e cobertura de set de gravação. Entrega parcialmente o registro com tratamento em tempo real (durante o evento). Deve possuir conhecimento de uso de equipamentos e acessórios (lentes, tripés, filtros, etc) e de tratamento de imagens.
Y Fotógrafo(a) com equipamento Responsável pela cobertura fotográfica de eventos, fotografia still e cobertura de set de gravação. Entrega parcialmente o registro com tratamento em tempo real (durante o evento). Deve possuir conhecimento de uso de equipamentos e acessórios (lentes, tripés, filtros, etc) e de tratamento de imagens. Com equipamento próprio, incluso: câmera Canon R3 ou similar/superior, com jogo de lentes compatíveis e acessórios.
Z Técnico(a) de transmissão Operação de transmissão de vídeos ao vivo, em sistemas live switcher e de conteúdos gravados de uma ou mais câmeras, sendo câmeras profissionais, virtuais ou webcam, além de possibilitar a transmissão de arquivos já gravados salvos no computador em diferentes formatos de áudio e vídeo. Deve possuir domínio operacional das plataformas Wirecast, VMix, OBS Studio e Zoom.
A.1 Assistente de transmissão Configura as câmeras, gerencia a transmissão de cenas e vídeos produzidos, além de auxiliar na resolução de problemas técnicos que possam surgir. Auxilia o técnico de transmissão para plena execução do serviço.
B.1 Técnico(a) som direto Responsável pela captação e monitoramento de todos os sons registrados durante as gravações no set de filmagem, sejam dos entrevistados, da música ao vivo ou do som ambiente. Responsável ainda pela masterização dos áudios captados em todos os canais.
C.1 Técnico(a) som direto com equipamento Responsável pela captação e monitoramento de todos os sons registrados durante as gravações no set de filmagem, sejam dos entrevistados, da música ao vivo ou do som ambiente. Responsável ainda pela masterização dos áudios captados em todos os canais. Com equipamento próprio: gravador de áudio com no mínimo 6 canais, sistema de captação direcional “boom” com microfone shotgun, vara de boom, suporte antichoque, protetor de ventos, cabos XLR e/ou P10, fone de monitoramentos e sistema sem fio de microfone lapela.
D.1 Assistente de som/microfonista Responsável pela montagem e organização de equipamentos de captação de áudio, como microfones, fones de ouvido e gravadores. Responsável pela configuração dos equipamentos de som de acordo com as necessidades específicas de cada cena ou gravação, além de auxiliar o técnico de som direto.
E.1 Eletricista/Maquinista Projeta e executa instalações elétricas de iluminação de cenários e/ou espaços cênicos para produções audiovisuais artísticas e documentais.
F.1 Editor(a)/Montador(a) Responsável pela montagem do filme: recorte e tratamento das imagens. Confere ritmo à narrativa, pensa criticamente as imagens, fazendo bom uso das diferentes possibilidades de montagem. Domínio de programas de edição, como Premiére, Da Vinci e After Effects. Oportuno conhecimento em finalização de áudio.
G.1 Assistente de editor(ou)/montador(a) Serviço de assistente de edição audiovisual, responsável pelo suporte à pós-produção e transmissão de conteúdos. Conhecimento de programas de edição, como Premiére, Da Vinci e After Effects. Oportuno conhecimento em finalização de áudio.
H.1 Finalizador(a) de áudio Responsável pela inserção de trilha sonora, sons de foley e mixagem das vozes, ruídos e músicas (fase de pós-produção).
e.1 Animador(a) (Motion Graphics) Responsável pela elaboração de animações ou designs animados. Conhecimento em motion graphics 2D e 3D, como também composição e edição de vídeos. Confere ritmo à narrativa, pensa criticamente as imagens, fazendo bom uso das diferentes possibilidades de montagem. Deve possuir conhecimento vasto de softwares.

 

 

CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR

Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp:

+55 (11) 3882-8080

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

× Fale conosco