SP Gastronomia
O SP Gastronomia promove um conjunto de atividades inovadoras na área da gastronomia, com alto impacto no desenvolvimento da economia criativa, na geração de emprego e renda e no estímulo ao turismo. Seu objetivo é celebrar a identidade, a potência e a diversidade da culinária de São Paulo, envolvendo produtores, chefs e restaurantes.
As ações integradas ao SP Gastronomia somaram: 52 tipos de culinária do mundo; 780 mil postos de trabalho; 200 mil restaurantes e bares; 11 dos 18 restaurantes brasileiros estrelados no Michelin; 200 atividades gastronômicas; 16 macrorregiões do Estado; R$203,9 milhões de impacto econômico; 27,8 milhões em arrecadação de tributos; 552 mil pessoas em seu público total.
No conjunto, foram atingidas as 16 regiões administrativas do Estado e 554.700 pessoas.
Histórico
2021
Quando os eventos presenciais do setor não puderam ser realizados e os restaurantes estavam fechados, a Amigos da Arte, através da plataforma #CulturaEmCasa, transformou o SP Gastronomia em um gerador de novos conteúdos audiovisuais temáticos. Foram realizadas aulas e debates, além de divulgadas receitas, histórias e curiosidades relacionadas à gastronomia de São Paulo, assinadas por chefs, nutricionistas e especialistas. Assista Agora Na Plataforma #CulturaEmCasa
2020
Em razão da pandemia, o evento foi migrado para o formato digital. São diversos sobre gastronomia, como receitas, bate-papos, workshops e muito mais disponíveis gratuitamente na plataforma #CulturaEmCasa! Assista Agora
2019
O SP Gastronomia teve sua primeira edição em 2019, como um grande e inovador programa de ações e eventos gastronômicos. Neste ano, foi apresentado o Mesa SP, um evento de grande porte no Memorial da América Latina, promovendo aulas de culinária, batalhas gastronômicas, cursos, happy hours e palestras sobre turismo, alimentação saudável, agricultura e meio ambiente. Foi ,também, criado o Feito em SP, um festival competitivo para eleger pratos e produtos típicos e saborosos de São Paulo, com etapas regionais em 15 regiões administrativas do Estado e uma disputa final na capital, que incluiu ainda stands, exposição e feira de produtos e comidas, atividades gastronômicas, shows e outras ações. Ao todo, naquele ano, o programa reuniu e incentivou mais de 200 atividades gastronômicas.
Assista Agora Conteúdos deste Programa na Plataforma #CulturaEmCasa
Números do SP Gastronomia de 2019 a 2021
- Atividades: mais de 200;
- Público presencial: mais de 552 mil;
- Impacto econômico: R$ 203,9 milhões;
- Postos de trabalho gerados: mais de 2.900;
- Impostos arrecadados: R$ 27,8 milhões;
- Lives: 104;
- Visualizações: mais de 64 mil.
© 2024 - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.