Virada SP
O maior evento de cultura simultâneo do Estado de São Paulo
A Maior Festa Cultural do Estado de São Paulo!
A Virada SP consiste na realização de um conjunto de atividades continuadas de arte e cultura, organizadas no formato de uma maratona cultural. Ela reúne apresentações de linguagens variadas, executadas por artistas e grupos de relevância no cenário cultural local, regional, nacional e internacional. As edições da Virada SP resultam de parcerias estabelecidas entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Amigos da Arte e as prefeituras municipais das cidades participantes.
Com edições anuais em diversos municípios do interior e litoral paulista, desde 2007 até 2018, os eventos eram majoritariamente realizados em um palco externo e um equipamento cultural municipal e recebiam o nome de Virada Cultural Paulista. Em 2020 e 2021, devido a paralisação das atividades culturais por ocasião da pandemia do Coronavírus, o evento passou a ser realizado online em parceria com cidades selecionadas por meio de chamadas públicas.
Tendo em vista, o #JuntosPelaCultura2020 inovou ao oferecer o ambiente online da plataforma #CulturaEmCasa para que a produção cultural de todas as regiões de São Paulo continue acontecendo para o maior número possível de pessoas.
Histórico
2022
Alcançou-se o recorde de Viradas realizadas: foram 21, com a retomada do formato presencial. Dessa forma, foi reforçado o caráter intensivo e capilarizado da programação, de forma integrada aos espaços públicos e privados de cada cidade, assim como entrelaçada à vocação cultural da localidade. O formato ficou mais dinâmico e com maior impacto cultural e econômico.
2021
No ano de 2021, foram registradas 95 (noventa e cinco) inscrições – maior quantitativo alcançado desde a adaptação do programa ao formato de seleção via chamada pública, e quase o triplo de inscritos no ano anterior.
A #ViradaSPOnline continou o legado da edição anterior e transmitindo ao vivo mais de 12 horas sem parar de programação cultural gratuita por meio da plataforma #CulturaEmCasa. Foram 20 cidades parceiras, resultando em 20 transmissões com grandes nomes do cenário nacional e regional.
2020
Devido à impossibilidade de realizar os eventos presencialmente, a proposta foi reformulada para executar a Virada SP no formato virtual. A versão online fortaleceu a divulgação dos aspectos culturais de cada município, suas peculiaridades, personalidades locais, curiosidades e pontos turísticos.
A programação ficou disponível na plataforma #CulturaEmCasa, para que a produção cultural de todas as regiões de São Paulo continue acontecendo para o maior número possível de pessoas.
2019
Antes de 2019, diversos municípios do interior e litoral paulista realizaram Viradas com programação majoritariamente realizada em um palco externo e um equipamento cultural municipal. A partir deste ano, foi reforçado o caráter intensivo e capilarizado da programação, de forma integrada aos espaços públicos e privados de cada cidade, assim como entrelaçada à vocação cultural da localidade. O formato ficou mais dinâmico e com maior impacto cultural e econômico.
O programa passou a integrar o Juntos Pela Cultura como Virada SP, com seleção dos municípios participantes através de chamada pública. Os municípios selecionados para receberem as Viradas também passaram a ser reconhecidos como Capitais Culturais do Estado de São Paulo, tendo seus prefeitos recebido um troféu nas Premiações da Cultura de São Paulo.
Números da Virada SP de 2019 a 2022
- Municípios contemplados: 51;
- Viradas: 62;
- Atividades: mais de 1.600;
- Público presencial: mais de 1,26 milhões;
- Visualizações de conteúdo: mais de 749 mil.
© 2024 - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.