Sextas, Sábados e Domingos, às 19h | Ingressos via Sympla
Grande Sertão: Veredas – 70 Anos
“Grande Sertão: Veredas – 70 Anos” apresenta três peças recortadas da obra de João Guimarães Rosa: “Riobaldo”, “No Meio do Redemunho” e “O Julgamento de Zé Bebelo”. Os solos dirigidos por Amir Haddad e interpretados pelo ator Gilson de Barros serão apresentados de sexta a domingo, com um espetáculo diferente por dia. O trabalho foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator e ganhou o Prêmio Arcanjo 2024 – categoria Especial.
Sexta-feira – Riobaldo
No espetáculo, o ex-jagunço Riobaldo, personagem central do romance “Grande Sertão: Veredas”, relembra seus três grandes amores: Diadorim, amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu em ‘homem de bem’.
Sábado – No Meio do Redemunho
Nesta peça, Riobaldo, hoje um velho fazendeiro, conversa com o público em um encontro cheio de filosofia. O personagem conta passagens de sua vida e reflete sobre a dialética: bem e mal, Deus/diabo. Na juventude, por amor a Diadorim, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto fáustico. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar: “o diabo existe?”.
Domingo – O Julgamento de Zé Bebelo
“O Julgamento de Zé Bebelo” retrata um dos momentos mais emblemáticos de “Grande Sertão: Veredas”, onde um chefe jagunço, ao ser derrotado, exige um julgamento justo, desafiando as tradições violentas do sertão.
Linguagem artística: Teatro
Companhia/Artista: Barros Produções Artísticas Ltda. | Gilson de Barros
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 16 anos
Ingressos: Disponíveis via Sympla
Ingressos: R$ 100 inteira e R$ 50 meia
PACOTE PROMOÇÃO: na compra de ingressos para as três peças, na semana, desconto de 20%
Capacidade da sala: 143 lugares + 6 espaços de cadeirantes