Ir para conteúdo

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

VER MAIS RESULTADOS

Festival de Circo SP

Foi realizada, entre 9 e 12 de novembro, mais uma edição do Festival de Circo SP, em Piracicaba. Mais de 50 atrações se apresentaram no Engenho Central, representando toda a diversidade do universo circense, do tradicional ao contemporâneo.

A abertura oficial foi apresentada por Luis Ricardo, que interpretou por anos o palhaço Bozo. Participaram da cerimônia o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, o assessor técnico da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, representando a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, José Luis de Freitas, o secretário municipal da Ação Cultural, Carlos Beltrame, e o presidente do conselho administrativo da APAA, Luis Sobral.

Os espetáculos voltados para escolas e entidades assistenciais reuniram um público de mais de sete mil pessoas. O Festival de Circo SP recebeu, ao todo, mais de 17 mil espectadores.

Ano que vem tem mais!

O Festival de Circo SP foi apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba e com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.

 

Histórico

O Festival Circo SP é um evento que reúne e valoriza as diversas expressões que integram a linguagem circense no Estado de São Paulo. O Festival tem como objetivo criar um espaço de encontro para os grupos e artistas de circo paulistas. Dessa forma, cria oportunidades de intercâmbio, assim como difunde o circo para o público em geral.

A Amigos da Arte realiza o Festival Paulista de Circo desde a sua primeira edição, em 2008, na cidade de Limeira. Mas, a partir de 2012, passou a ser realizado no Engenho Central no município de Piracicaba. E em 2020, devido à pandemia, foi reinventado no formato digital e transmitido na plataforma CultSP Play. O festival conta com diversas linguagens artísticas circenses que vão desde palhaços e mágicos até trapézios e globo da morte.

Resgatar a tradição dos circos brasileiros e estimular o intercâmbio entre os diferentes grupos circenses do Estado de São Paulo são os principais objetivos do Festival Paulista de Circo. O evento acontece anualmente e sempre aborda diferentes temas da cultura circense em sua programação. A programação é gratuita para todos os interessados.

Durante a sua trajetória, o programa já beneficiou mais de 2.200 artistas, técnicos e produtores circenses, envolvidos na realização de mais de 800 espetáculos, oficinas e demais atividades afins neste seu percurso. Beneficiando, também, centenas de outros artistas locais, estudantes, produtores e comerciantes nas suas respectivas cidades-sede. O Festival apoia os artistas, promove cultura de qualidade para uma importante região do Estado e fomenta público para uma arte que é muito antiga, mas que está em constante renovação.

2023

A edição deste ano do Festival de Circo SP acontece de 9 a 12 de dezembro, no Engenho Central de Piracicaba, com realização do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte

2022

O Festival retornou ao formato presencial, sendo realizado na inauguração do Mundo do Circo, na cidade de São Paulo. Além de espetáculos e atividades escolhidos pela curadoria, foram selecionados 100 números circenses a partir de 201 inscrições via chamada pública. 

2021

O Festival seguiu no formato online e a seleção via chamada pública. Os conteúdos digitais foram gravados no Teatro Sérgio Cardoso, no Teatro de Araras e nas sedes dos grupos circenses selecionados, tendo sido posteriormente disponibilizados na plataforma CultSP Play

2020

Em razão da pandemia de COVID-19, o festival ganhou um formato digital inédito que foi transmitido online pela plataforma CultSP Play. A partir do reconhecimento de que o circo foi um dos segmentos mais afetados pelos efeitos econômicos adversos da pandemia, foi priorizada uma seleção abrangente, contemplando companhias de repertório, circos itinerantes e artistas individuais e em dupla.

2019 

A 12º edição do Festival aconteceu no mês de agosto, no Engenho Central da cidade de Piracicaba, reunindo shows gratuitos de mágica, dança, malabares, números aéreos, palhaçaria e manipulação de objetos, entre várias outras atividades. As apresentações tomaram três lonas (Arrelia, Pimentinha e Piolin), um palco (Figurinha) e o Teatro Erotides de Campos. Nesta edição, a programação deu ênfase a grandes atrações no espaço externo, assim como dedicação especial às atividades voltadas exclusivamente a milhares de alunos das escolas públicas da região.

Números do Festival de Circo SP de 2019 a 2022

  • Atividades:  mais de 900;
  • Público presencial: mais de 109 mil;
  • Visualizações do conteúdo digital: mais de 53 mil.

 

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

× Fale conosco