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Chamada Pública 22/2022 – Prestação de serviços de Produção audiovisual, com prestação de serviços de direção, captação de imagens e áudio, roteirização, mixagem de som e disponibilização de conteúdos – retificada (com pedido de esclarecimento)

16/03/2022 a 25/03/2022 Situação: Encerrado

A AMIGOS DA ARTE – Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura – Associação Civil sem Fins Lucrativos, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 06.196.001/0001-30, vem pelo meio deste informar, que entre os dias 16 e 25 de março de 2022, receberá propostas para a prestação de serviços de Produção audiovisual, com prestação de serviços de direção, captação de imagens e áudio, roteirização, mixagem de som e disponibilização de conteúdos

Sendo assim, a AMIGOS DA ARTE torna pública a concorrência da referida prestação de serviços indicando as seguintes exigências e necessidades relativas à prestação de serviços desejada:

1. Objeto

a. Produção audiovisual, com prestação de serviços de direção, captação de imagens e áudio, roteirização, mixagem de som e disponibilização de conteúdos para programas diversos desta instituição, seja para o Juntos Pela Cultura, seja para seus equipamentos culturais, como o Teatro Sérgio Cardoso, o Teatro de Araras e a Plataforma Cultura Em Casa, bem como outras necessidades que venham a existir a partir da demanda de serviços de produção audiovisual dentro das instalações ou em gravações externas.

b. O dimensionamento dos serviços prestados deverá variar de acordo com a demanda mensal da instituição por Pacotes de Captação, de Roteiro e de Mixagem, a serem executados nas tipologias PP, P, M, G e GG, conforme detalhamento a seguir:

b.1. EQUIPE TÉCNICA

O proponente deverá contar com uma equipe mínima, a ser composta pelos seguintes profissionais de acordo com a demanda mensal dos serviços e conforme a estimativa dos preços apresentados na proposta:

1. Diretor: o diretor registra a realidade sob uma certa perspectiva, tendo a dimensão total das possibilidades do filme no ato das filmagens. Ele orquestra a equipe e interage com os personagens reais colhendo as informações necessárias para compor a estrutura narrativa do filme. É o responsável pelo resultado final das imagens no sentido artístico. Sua principal função é apresentar de maneira eficaz cada ação e cada detalhe dramaticamente importante. Conecta os elementos que compõem o filme a partir de um olhar criativo e eficaz. Funções: (i) Contar histórias; (ii) Realizar entrevistas; (iii) Dirigir cenas; (iv) Levar histórias interessantes para outras pessoas através do audiovisual; (v) Gerir a equipe de filmagem; (vi) Conhecer e dirigir todas as etapas de um filme; (vii) Ser capaz de realizar obras de não-ficção voltadas para o público da plataforma Cultura em Casa.
2. Assistente de direção: Responsável pelo acompanhamento dos processos audiovisuais. Assessora o diretor em suas tarefas criativas e administrativas e toma as providências para que todas as intenções técnicas e artísticas possam ser atingidas. Funções: (i) Planejamento diário das filmagens, criado em conjunto com a produção audiovisual; (ii) Coordenação do set de filmagem; (iii) Realização de pré entrevistas; (iv) Preparação de pautas para as gravações e para as edições; (v) Coordenação e auxílio aos editores; (vi) Conhecimento dos detalhes da produção.
3. Coordenador de pós-produção: Responsável pelo gerenciamento dos processos que sucedem as gravações. O profissional garante que a entrega dos filmes finalizados seja aprovada pela direção e esteja alinhada aos cronogramas estabelecidos. Realiza também um controle de qualidade quanto aos aspectos técnicos das peças finais. Responsabilidades: (i) Recepcionar, catalogar e conferir o material bruto de áudio e vídeo gerado nas gravações; (ii) Organizar os arquivos em HDs externos e realizar uma cópia de segurança de cada arquivo; (iii) Recepcionar, compreender e transmitir as demandas ligadas à pós-produção; (iv) Organizar o fluxograma dos materiais – bruto e finalizado; (v) Construir e gerir as planilhas de edição e distribuição; (vi) Acompanhar o progresso das edições; (vii) Revisar o arquivo final e carregar nas devidas plataforma; (viii) Distribuir os vídeos finalizados.
4. Diretor de fotografia: O diretor de fotografia deve possuir vasto conhecimento de câmeras, composição visual e iluminação. Ele decide em conjunto com o Documentarista, a abordagem estética do filme. Fotografa a cena buscando a exposição da luz e os enquadramentos certos para valorizar os personagens, contando a história da melhor forma. Além disso, por se tratar da arte documental o fotógrafo deve dominar equipamentos complexos de estabilização de imagem, para ser capaz de captá-las em diferentes situações por vezes, adversas. Funções: (i) Dominar tecnicamente os equipamentos; (ii) Analisar e escolher a exposição adequada para cada situação; (iii) Definir com o documentarista a abordagem estética das cenas; (iii) Decupar o plano de filmagem; (iv) Aprovar o take.
5. Operador de câmera: deve possuir um vasto conhecimento de câmeras e composição visual. Decide em conjunto com o Diretor de Fotografia a abordagem estética do filme. Além disso, deve dominar equipamentos complexos e muitos modelos de câmera. Funções: (i) Dominar tecnicamente os equipamentos; (ii) Analisar e escolher a exposição adequada para cada situação; (iii) Definir com o diretor de fotografia a abordagem estética das cenas;
6. Técnico de som: responsável pela captação e monitoramento de todos os sons registrados durante as gravações no set de filmagem. Seja dos entrevistados, da música ao vivo ou do som ambiente. Responsável ainda pela masterização dos áudios captados em todos os canais. Um trabalho fundamental e determinante para a qualidade do produto final. Funções: (i) Conhecimento técnico avançado para identificar os microfones ideais para cada tipo de gravação; (ii) Resistência física, podendo ficar horas segurando o microfone (boom); (iii) Dominar softwares de mixagem de áudio; (iv) Ter sensibilidade artística para equalizar todos os sons em consonância com a proposta da dramaturgia.
7. Roteirista: Em uma abordagem documental, o trabalho do roteirista costuma ser necessário tanto na fase de pré-produção (orientando as filmagens) quanto na pós-produção, em que ele cria o roteiro de edição – necessário para moldar a ideia inicial do filme ao que foi descoberto e modificado durante as gravações. Por se tratar de uma arte não-ficcional, o roteiro de um documentário é uma obra aberta e flexível. A essência do seu trabalho consiste em planejar, criar e adaptar histórias, bem como as narrativas para contá-las. Funções: (i) Pesquisar todos os temas correlatos ao documentário; (ii) Escrever um guia inicial da peça final; (iii) Desenvolvimento da Bíblia do projeto; (iv) Escrita do roteiro do edição após as filmagens.

b2. PACOTES DE CAPTAÇÃO

Todos os pacotes deverão contemplar captação em 4K, DCI 4:2:2, no tamanho 4046 x 2160. Além do preço por Pacote, o proponente deverá prever também custos adicionais no caso de demanda por Câmera Extra ou Drone extra.

1. CAPTAÇÃO PP
1.1. Situações de uso: entrevistas com som direto, captação simples.
1.2. Equipe técnica sugerida: 01 Operador de câmera e 01 Técnico de som direto
1.3. Equipamentos sugeridos: 01 Câmera 4K, lentes, filtros, tripé, HD e lapelas.

2. CAPTAÇÃO P
2.1. Situações de uso: entrevistas com som direto, captação simples.
2.2. Equipe técnica sugerida: 01 Diretor de fotografia, 01 Operador de câmera e 01 Operador de som direto
2.3. Equipamentos sugeridos: Câmera 4K, adaptador, lentes, filtros, tripé, estabilizador, laptop, HD, monitor, lapelas, boom e gravador de 2 canais.

3. CAPTAÇÃO M
3.1. Situações de uso: entrevistas com 02 câmeras e som direto, apresentações musicais solos, fotos em alta resolução e gravação de som com gravador.
3.2. Equipe técnica sugerida: 01 Diretor de fotografia, 01 Operador de câmera, 01 Operador de som direto, 01 Operador de gimbal (estabilizador), 01 Logger para descarregar material gravado em 4K.
3.3. Equipamentos sugeridos: 02 Câmeras 4K, adaptadores, lentes, filtros, tripé, estabilizador, laptop, HD, moniotr, lapelas, boom, gravador de 2 canais.

4.CAPTAÇÃO G
4.1. Situações de uso: apresentações musicais com 03 câmeras, peça de teatro, óperas, espetáculo de dança, com fotos em alta resolução.
4.2. Equipe técnica sugerida: 01 Diretor de fotografia, 02 Operadores de câmera, 01 Operador de som direto, 01 Operador de gimbal (estabilizador), 01 Logger para descarregar material gravado em 4K
4.3. Equipamentos sugeridos: 03 Câmeras 4K, adaptadores, lentes, filtros, tripé, estabilizador, laptop, HDs, monitor, lapelas, boom, gravador de 2 canais.

5. CAPTAÇÃO GG
5.1. Situações de uso: entrevistas com 03 câmeras e som direto para apresentações musicais. Peça de teatro, óperas, espetáculo de dança e afins. Fotos, edição e mixagem de vídeo para entrega pronta para transmissão.
5.2. Equipe técnica sugerida: 01 Diretor de fotografia, 02 Operadores de câmera, 01 Operador de som direto, 01 Operador de gimbal, 01 Operador de Drone, 01 Logger para descarregar material gravado em 4k.
5.3. Equipamentos sugeridos: 03 Câmeras 4K, Drone 4K, adaptadores, lentes, filtros, tripé, estabilizador, laptop, HDs, monitor, lapelas, boom, gravador de 2 canais.

6. ADICIONAIS
6.1. Câmera 4K extra;
6.2. Drone extra (com qualidade 4K para vídeos e Raw para fotos);
6.3. Outros: o proponente poderá prever outros custos extras com equipe ou com equipamento, a depender da proposta de composição de preços por Pacote de Captação.

b.3. PACOTES DE ROTEIRO

1. Roteiro P: vídeo de aproximadamente 03 a 05 minutos de duração.
2. Roteiro M: vídeo de aproximadamente 10 a 15 minutos de duração.
3. Roteiro G: vídeo de aproximadamente 45 a 60 minutos de duração.

b.4. PACOTES DE MIXAGEM

1. Mixagem P: vídeo de aproximadamente 03 a 05 minutos de duração.
2. Mixagem M: vídeo de aproximadamente 10 a 15 minutos de duração.
3. Mixagem G: vídeo de aproximadamente 45 a 60 minutos de duração.

c. centro de custo: rateio a depender da demanda dos programas.

d. local de utilização: cobertura em todo o Estado de São Paulo, em espacial nos municípios atendidos pelo programa Juntos Pela Cultura, bem como para os seus equipamentos culturais como o Teatro Sérgio Cardoso, Teatro de Araras e Plataforma Cultura Em Casa, dentre outros.

1.1 Prazo para execução do serviço:

a. Prazo de 10 meses.

2. Condição de pagamento:

a. O pagamento será feito mensalmente, em valores que poderão variar de acordo com a medição dos serviços prestados na quantidade de pacotes de captação, de roteiro e de mixagem executados no mês anterior.

b. A composição do preço mensal deverá ser mensurada de acordo com o dimensionamento do que foi efetivamente realizado, conforme referências de preços contidas na proposta:

b.1. Preço fixo mensal
b.2. Preço variável por Pacote de Captação (PP, P, M, G e GG) e adicionais;
b.3. Preço variável por Pacote de Roteiro (P, M ou G);
b.4. Preço variável por Pacote de Mixagem (P, M ou G);

c. Os pagamentos serão realizados no prazo de 10 (dez) dias úteis contados da apresentação de nota fiscal, do relatório gerencial com descrição dos serviços prestados e de documentação comprobatória.

Forma de Comprovação da Prestação do Serviço: Relatório emitido pelo Contratado, atestado pelo fiscal do contrato.

3. Da proposta:

1. Proposta de Preço fixo, a ser pago mensalmente;
2. Proposta de Preço por Pacote de Captação (PP, P, M, G, GG);
3. Proposta de Preço por Pacote de Roteiro (P, M ou G);
4. Proposta de Preço por Pacote de Mixagem (P, M ou G);
5. Portfólio do Proponente;
6. Portfólios e Currículos dos profissionais da equipe mínima, que deverão conter informações sobre as suas experiências profissionais e artísticas, sendo a equipe mínima composta por: Diretor, Assistente de direção, Coordenador de pós-produção, Diretor de fotografia, Operador de câmera, Técnico de som e Roteirista.
7. Carta de recomendação e contato de 03 profissionais da aérea: obrigatório para todos os profissionais da equipe mínima;
8. Especificações técnicas dos equipamentos a serem utilizados nos Pacotes de Captação, com indicação de marcas, modelos e demais referências que permitam avaliar o potencial de qualidade do serviço oferecido e a sua relação com o preço proposto.
9. O proponente poderá integrar à sua proposta quaisquer outros documentos ou registros, audiovisuais ou não, que entender necessário para demonstrar a sua qualificação técnica e a relação entre custo e benefício.
10. O proponente, por intermédio do seu representante devidamente habilitado, poderá efetuar Vistoria Técnica nas instalações da Amigos da Arte, mediante prévio agendamento em data anterior à entrega da proposta.

4. Envio da proposta:

4.1 A proposta devidamente preenchida em papel timbrado da empresa, datada e assinada, bem como os prazos e condições de pagamento deverá ser enviada até o dia 25/03/2022, por e-mail, para o endereço suprimentos@amigosdaarte.org.br . A proposta original, devidamente assinada pelo representante legal da empresa, poderá ser encaminhada pelos Correios para o endereço abaixo:

Associação Paulista dos Amigos da Arte
A/C de Compras
Rua: Conselheiro Ramalho, 538, Bela Vista, São Paulo
CEP: 01325-000 – SP

5. Documentação:

5.1. A documentação relacionada abaixo e a ficha cadastral deverão ser enviados, juntamente com a proposta, no e-mail para o endereço suprimentos@amigosdaarte.org.br

a) Ficha cadastral preenchida (modelo anexo); Clique para baixar
b) Contrato Social e Alterações se houver;
c) CCM (Cadastro da Prefeitura);
d) Certidão Negativa de Tributos Mobiliários, federais, estaduais e trabalhistas;
e) CNPJ (Nº de inscrição da Receita Federal);
f) Inscrição Estadual se for inscrito;
g) RG e CPF do Representante Legal (se for procurador juntar cópia da procuração pública registrada em cartório);
h) Dados Bancários da Empresa-Pessoa Jurídica (banco, agência e nº da c/c);
i) Telefone e e-mail para contato.
j) O proponente deverá possuir CNAE compatível com as atividades descritas no objeto

A não apresentação de toda documentação solicitada nesta tomada implicará na inabilitação da concorrente e na convocação da segunda colocada.

6. Condições técnicas exigidas para habilitação dos interessados:

a. Requisitos para habilitação técnica da produtora audiovisual interessada:

1. Ser pessoa jurídica constituída há no mínimo 05 anos;
2. Comprovar experiência em captação de imagens e som para transmissão de pelo menos 100 (cem) vídeos, em ambiente interno e externo, e ter em seus materiais vídeos comerciais, institucionais e artísticos.

b. Requisitos para habilitação da equipe técnica indicada pela produtora interessada:

1. O diretor deverá ter no mínimo 10 anos de experiência em atividades correlatas, com comprovação por meio de currículo e portfólio;
2. Roteirista deverá comprovar 05 anos de experiência em atividades correlatas, com comprovação por meio de currículo e portfólio;
3. Assistente de direção deverá comprovar 05 anos de experiência em atividades correlatas, com comprovação por meio de currículo e portfólio;
4. Coordenador de Pós-produção deverá comprovar 03 anos de experiência em atividades correlatas, com comprovação por meio de currículo e portfólio.

7. Critério de Julgamento: técnica e preço

a. Critérios técnicos de julgamento:
i) Experiência comprovada por meio de Portfólio da produtora audiovisual com captação de imagens e áudio de eventos culturais diversos, em especial com a finalidade de transmissão em plataformas digitais;
ii) Experiência comprovada, por meio de currículo com filmografia do Diretor, em produções audiovisuais;
iii) Experiência dos profissionais no exercício das funções descritas para a equipe mínima sugerida;
iv) Disponibilidade para os serviços, considerando que a demanda mensal será flutuante e dependerá da programação cultural da Amigos da Arte;
v) Credibilidade da produtora no mercado audiovisual.

b. Critérios de preço:
i) Preço fixo mensal;
ii) Preço variável por Pacote de Captação (PP, P, M, G e GG) e adicionais;
iii) Preço variável por Pacote de Roteiro (P, M ou G);
iv) Preço variável por Pacote de Mixagem (P, M ou G);

8. Informações Complementares:

● Os serviços solicitados nesta Tomada poderão ser fracionados, a exclusivo critério da Amigos da Arte, visando conferir maior economicidade à contratação;
● A Amigos da Arte poderá, ainda, solicitar esclarecimentos sobre as propostas e/ou documentos enviados, assim como solicitar outros documentos não relacionados nesta Tomada, caso julgue necessário;
● Fica reservado à Amigos da Arte o direito de confirmar ou não a realização desta contratação, de acordo com sua necessidade ou conveniência;
● Encerrado o processo de seleção, a vencedora será convocada a preencher a ficha cadastral e assinar o contrato, em prazo razoável a ser assinalado pelo departamento de Compras.
● O não comparecimento do vencedor para assinatura do contrato no prazo indicado, implicará em sua desclassificação do certame e na convocação do segundo colocado.

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

Resposta a pedido esclarecimento – Clique para visualizar

 

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