Em Campinas, o património cultural funerário é reconhecido e valorizado, sendo o município a primeira cidade do Brasil a instituir o Dia do Património Cultural Funerário, comemorado em 7 de fevereiro, data da inauguração do Cemitério da Saudade. Esta iniciativa busca preservar a história e as memórias presentes nos cemitérios, reconhecendo-os como espaços culturais e históricos importantes.
Em conexão com o tema da Jornada, a relação entre a cidade e o desenvolvimento das ferrovias no Brasil é direta. Campinas, que surgiu como um bairro rural da Vila de Jundiaí no século XVIII, transformou-se em um importante centro produtivo e logístico no século XIX, impulsionada pela chegada das linhas férreas. A primeira ferrovia a alcançar a cidade foi implantada pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em 1872, ligando Campinas a Jundiaí e, posteriormente, ao porto de Santos.

Crédito foto: divulgação
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade