Dia: 02/08
Local: Teatro Capitólio
Horário: 18h
A Jornada do Patrimônio 2025 tem o prazer de apresentar uma experiência musical sublime com o ”Concerto no Patrimônio”, onde um talentoso duo de instrumentistas convida o público a uma jornada sonora inesquecível. Com um repertório que transita entre a grandiosidade da música clássica e a alma vibrante da melodia popular brasileira, este concerto é um verdadeiro elo entre o passado e o presente.
Prepare-se para se emocionar com arranjos cuidadosamente selecionados, culminando na obra ""O Trenzinho Caipira"", de Heitor Villa-Lobos, que evoca a paisagem e a cultura do interior paulista. Uma celebração da arte e da memória, onde a música se revela um patrimônio vivo, ecoando histórias e sentimentos que nos conectam à própria identidade.
+PROGRAMAÇÃO
14/08
Museu Major Novaes
9h Oficina Tijoloteca COMPRESP, resp. Angélica (exclusiva para estudantes do ensino fundamental)
14h - Oficina Tijoloteca COMPRESP, resp. Angélica (exclusiva para estudantes do ensino fundamental)
Shibata Mall - Memorial Ferroviário da AGEF - Rua Dr. Othon Barcellos, 5 - Centro
19h - Visita Mediada e Roda de Conversa: Preservação do Patrimônio Ferroviário
Esta ação propõe uma visita mediada às antigas instalações do Armazém Geral da ferrovia, espaço de intensa movimentação de mercadorias e trabalhadores. A atividade será seguida por uma roda de conversa com a historiadora Cláudia Ribeiro e arquiteta Olívia Costa, com a mediação da arquiteta Camila Rocha que abordará a importância da preservação dos bens ferroviários como parte do patrimônio cultural da cidade, assim como os desafios da salvaguarda do patrimônio histórico em meio à transformação urbana contemporânea.
Atividade gratuita e aberta ao público
15/08
Museu Major Novaes
9h - RE-Conhecendo nosso Patrimônio - Oficina de Maquete público formal, COMPRESP, resp. Olivia (exclusiva para estudantes do ensino fundamental)
Estação Ferroviária de Cruzeiro - R. Eng. Antônio Penido, 650 - Centro
18h30 - Visita Mediada e Roda de Conversa - Cruzeiro: Memória Ferroviária
Em um dos principais marcos históricos da cidade, a Estação Ferroviária de Cruzeiro será palco de uma visita mediada que conduzirá o público por seus espaços e significados. Após a visita, será realizada uma roda de conversa com a historiadora Cláudia Ribeiro, arquiteta Olivia Costa e antigos trabalhadores ferroviários para refletir sobre a memória social dos trilhos, a formação da cidade a partir da ferrovia e a atuação política dos trabalhadores. A ação busca provocar a revalorização da estação como símbolo da identidade local e da mobilização popular.
Atividade gratuita e aberta ao público
16/08
Estação Ferroviária de Cruzeiro
16h - RE-Conhecendo nosso Patrimônio - Oficina de Maquete, COMPRESP (aberta ao público)
16h - Visita Mediada e Apresentação Artística
Atividade gratuita e aberta ao público
Encerrando a programação, esta atividade une memória e arte em uma tarde especial na Estação Ferroviária. Após uma visita mediada com enfoque histórico-cultural, o público será convidado a apreciar uma apresentação artística inspirada na história da cidade e na vida dos ferroviários. A ação pretende celebrar a herança cultural dos trilhos e resgatar, por meio da linguagem artística, as emoções e vivências que marcaram gerações de cruzeirenses.
20/08
Museu Major Novaes
19h - Ferrovia, Cotidiano e Pertencimento - Diálogo sobre educação patrimonial no município de Cruzeiro, com Olívia Costa
Estação Ferroviária de Cruzeiro
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade