A subestação Engenheiro Francisco Monlevade, pioneira na América Latina em eletrificação ferroviária, ficou na memória dos louveirenses pela imponência do prédio principal e pela beleza dos jardins de estilo inglês.
Construída em 1921, gerava energia para as locomotivas elétricas do trecho Campinas-Jundiaí, revelando uma tecnologia inovadora para a época. Após a mudança para o diesel, a subestação deixou de funcionar, sendo totalmente desativada em 1999. Hoje, o espaço recebe atividades culturais com o intuito de preservar a história e a identidade do município.
Fundada em 1639, Louveira se formou com a união de famílias da região, recebendo este nome pela abundância de uma árvore muito comum naquelas terras daqueles tempos. No final do século XIX, foi inaugurada a Estrada de Ferro, que proporcionou movimento e avanço ao município. Hoje, Louveira preserva seu centro e se destaca no cultivo de uvas e outras frutas.
Fotos: arquivo Prefeitura
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade