Evento promove experiências culturais focadas nos bens imateriais paulistas — culinária, artesanato, música, dança e brincadeiras populares, a partir dos saberes tradicionais de quase 50 mestres da cultura popular do interior do Estado, como expressão de identidade e memória. Ao longo do dia, serão apresentados personagens, histórias e toda a riqueza cultural herdada da diversidade de povos que contribuíram para a formação do Estado. A programação inclui intervenções artísticas, apresentações musicais e uma atmosfera imersiva com sons característicos do universo ferroviário, destacando os patrimônios imateriais presentes por todos os cantos de São Paulo.
Dia: 02/08
Local: Estação Ferroviária São José do Rio Preto
PROGRAMAÇÃO EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
09h – Catira Projeto Florescer
A tradicional catira, dança popular que combina palmas e sapateado, ganha a cena com o Projeto Florescer. Jovens e mestres compartilham o ritmo e a ginga das comunidades do interior, celebrando a força da cultura transmitida entre gerações.
10h – Companhia de Reis Magos do Oriente
A magia das Folias de Reis invade o espaço com cânticos devocionais, estandartes e a fé popular dos grupos que celebram o ciclo natalino. A companhia apresenta uma vivência repleta de simbolismos e devoção.
11h – Cia Chegança
Inspirada nos autos populares e nas festas de viola do interior paulista, a Cia Chegança apresenta um espetáculo que mistura teatro, música e contação de histórias, resgatando personagens da cultura de raiz, como violeiros, benzedeiras e peregrinos.
12h – A Viola e um Violeiro – Contação de Histórias
Encerrando a programação, um momento de escuta e memória: a viola conduz as palavras de um contador de histórias que entrelaça causos, canções e vivências sertanejas. Uma homenagem à oralidade como patrimônio vivo.
Crédito fotografia: GC fotografia e vídeo
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade