FAQ
Completando 20 anos de história em 2023, a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) possui ampla experiência na gestão de equipamentos culturais e na execução de grandes projetos de difusão das artes e festivais. Atendeu ao longo de sua história mais de 30 milhões de espectadores, produzindo mais de 30 mil atividades entre shows musicais, espetáculos de teatro, música, dança, circo, exposições artísticas, oficinas culturais e muito mais. Tendo como principal parceira a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com quem mantém contrato desde a sua fundação em 2004, realiza grandes eventos, como Revelando SP, Festival Paulista de Circo e Semana Guiomar Novaes, além de administrar equipamentos como Teatro Sérgio Cardoso e Teatro Estadual de Araras.
A figura institucional da organização social (OS) foi criada no Brasil em 1998, por meio da Lei Federal nº 9.637, com o intuito de viabilizar a execução de atividades não exclusivas do Estado por organizações da sociedade civil. Essa lei estabelece que o Executivo pode qualificar como organização social a pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde. A entidade qualificada como organização social pode concorrer em convocações públicas para o recebimento de dotações orçamentárias, permissões de uso de bens móveis ou imóveis e isenções fiscais para a execução de ações pactuadas no Contrato de Gestão – instrumento que rege a parceria entre o Estado e a organização social.
Ao longo do ano, a APAA abre diversos tipos de editais públicos, sendo alguns destes voltados para municípios e outros para artistas. Acompanhe o nosso site e as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.