Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, 41 cidades participarão de diversas atividades culturais e debates sobre a memória e a preservação do patrimônio ferroviário do estado de São Paulo.
É uma chance única de conhecer esses locais, entender sua importância e se envolver na conservação desse legado para as futuras gerações.
Programe-se e confira a história sobre trilhos que contribuiu para a identidade, história e desenvolvimento de São Paulo.
São Paulo se tornou a locomotiva econômica e política do Brasil graças ao seu sistema ferroviário, essencial desde o final do século 19 até os anos 1970.
Algumas companhias como Paulista, Mogiana, Santos-Jundiaí, São Paulo Railway e Central do Brasil construíram uma teia de trilhos que transportavam não apenas café e outras riquezas do estado, mas também promoviam um intenso intercâmbio cultural e econômico.
As ferrovias eram mais que estradas de ferro, eram verdadeiros motores de desenvolvimento, já que conectavam mercadorias e pessoas, além de enriquecer a diversidade cultural de São Paulo.
Nesse contexto, a Jornada do Patrimônio, nesta edição, dedica três dias de programação com atividades culturais e educativas, debates, passeios e visitas, aos bens ferroviários, como reconhecimento ao seu valor histórico-arquitetônico para o Estado de São Paulo.
Prepare-se para explorar as histórias das companhias ferroviárias Paulista, Mogiana, Santos-Jundiaí, São Paulo Railway e Central do Brasil na Jornada do Patrimônio.
O objetivo do evento é promover a interação entre a comunidade e a história dos municípios. Nesta edição, a Jornada vai acontecer na Capital e em outros 40 municípios
Clique na cidade desejada para conferir a agenda:
Ferramentas de Acessibilidade