Patrimônio

Conjunto da Estação Ferroviária (Atual CRAS)

Conjunto da Estação Ferroviária (Atual CRAS)

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Queluz, São Paulo
Localizada na cidade de Queluz, no fundo do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, esta antiga estação ferroviária é um marco histórico. A pequena cidade abriga cerca de onze mil habitantes.
A linha ferroviária teve seu início em 1869, construída por fazendeiros do Vale do Paraíba. Após um incêndio, em 1874 foi inaugurada uma nova estação, caracterizada por uma ampla construção nas cores bege e marrom, com grandes janelas, portas, varanda e um belo jardim. Foi a primeira estação do estado de São Paulo a ser aberta ao tráfego pela Estrada de Ferro Dom Pedro II.
Considerada uma das poucas estações preservadas ao longo da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, esta estação em Queluz mantém suas principais estruturas e uma linguagem arquitetônica singular, compartilhada apenas com outro exemplar no estado. Sua importância histórica não se limita ao pioneirismo como parada ferroviária em São Paulo, mas também simboliza o avanço da ocupação no Vale do Paraíba.
Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, Queluz foi palco dos primeiros conflitos armados, conferindo à estação uma destacada relevância histórica como testemunha desses eventos cruciais para a história estadual.

Pesquise

Selecione a área e faça sua busca

contato@amigosdaarte.org.br

Acessibilidade

Pular para o conteúdo