Inaugurada em 1913 para atender aos interesses dos cafeicultores da região, a Estação Ferroviária Espírito Santo do Pinhal substituiu um prédio ainda mais antigo, construído em 1889, quando a ferrovia chegou à cidade. Esta primeira estação foi demolida, pois estava obsoleta para armazenar o volume de café produzido, com destino ao porto de Santos. A estação, e a própria cidade, estão totalmente vinculadas ao café e, agora, ao núcleo histórico, formado por 11 imóveis da elite cafeicultora construídos entre 1880 e 1920.
Com o restauro feito em 2022, a estação foi transformada na Estação Cultura do município, atual sede do departamento e com espaços diversos para oficinas, entre outras atividades, além do Auditório João Acaiabe, nome de um importante artista nacional nascido em Espírito Santo do Pinhal. A fundação da cidade, ocorrida em 1849, tem origem em décadas de disputas violentas por terras repletas de árvores da espécie araucária, de nascentes e florestas exuberantes. Ao ser doada para a igreja em nome do Divino Espírito Santo, a cidade começou a se desenvolver em torno da capela e tornou-se Espírito Santo do Pinhal, uma das mais influentes do ciclo do café durante os séculos XIX e XX. Até hoje é conhecida como a capital estadual do café.

Crédito foto: João Guilherme Cabral do Nascimento
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade