Patrimônio

Estação Cultural

Estação Cultural

PRAÇA TIRADENTES, 33

A história da Estação Ferroviária de São José do Rio Pardo está intimamente ligada ao desenvolvimento do município e região, servidos pela ferrovia entre 1884 e 1989. Com dois andares, a primeira estação foi construída em 1886 pelo Ramal Férreo do Rio Pardo, mas demolida na década de 1920.

Em seus últimos anos de funcionamento, a ferrovia transportava passageiros e cargas, inclusive trens turísticos da antiga Fepasa que ligavam a cidade a Casa Branca. Devido ao baixo movimento de passageiros, o ramal foi desativado definitivamente no início da década de 1990, com a remoção dos trilhos e a construção de uma avenida no local. Atualmente, revitalizada, a antiga estação ferroviária foi transformada em um centro cultural e turístico.

Fundado em abril de 1865, São José do Rio Pardo fica próximo aos primeiros contrafortes interiores da serra da Mantiqueira. Em razão dessa proximidade, o clima é agradável e a paisagem indiscutivelmente bonita, com o rio Pardo atravessando a cidade.

O café foi a base econômica do desenvolvimento do município e responsável pela formação do núcleo urbano. Os fazendeiros criaram o ramal férreo do Rio Pardo, inaugurando em 1887 e, no ano seguinte, o ramal foi adquirido pela Companhia Mogiana. Hoje, a base de economia do município continua sendo a agricultura, sustentando-se também em próspero comércio e em uma indústria em franco desenvolvimento.

Apesar do progresso, São José do Rio Pardo não perdeu suas características originais, revelando sempre uma forte identidade cultural, o que se manifesta na preservação de suas tradições, seu artesanato, na arquitetura de suas casas e no modo cordial dos habitantes. O engenheiro e escritor Euclides da Cunha, enquanto permaneceu na cidade supervisionando a reconstrução da ponte metálica sobre o Rio Pardo, entre os anos de 1898 e 1901, escreveu a obra prima da literatura brasileira “Os Sertões”.

 

Foto: ACERVO DO CENTRO DE MEMÓRIA RIO PARDENSE

Pesquise

Selecione a área e faça sua busca

contato@amigosdaarte.org.br

Acessibilidade