Brotas teve três estações em sua história. A primeira marcou a chegada da ferrovia, em 1885, distante cerca de três quilômetros da cidade. Considerada muito afastada, a população protestou ao imperador D. Pedro II, mas, apenas em 1892 foi remanejada para a área urbana, resultando na segunda estação. Em 1929, ela foi desativada (sua estrutura, hoje, é o Colégio Álvaro Callado) devido à inauguração da terceira e atual Estação Ferroviária de Brotas, construída pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro em estilo art nouveau.
A povoação local, porém, surgiu ainda antes da primeira estação: foi de uma capela de 1839 que Brotas nasceu. O território pertencia a sesmarias da região de Araraquara e era cortado pelas trilhas de expansão de Minas para o interior do estado, o que explica as primeiras famílias de lá serem mineiras. Brotas teve sua fase de maior desenvolvimento nos anos 1920 e 1930, época da expansão do café. Hoje, a cidade ainda se destaca na área agrícola, com a agroindústria da cana, além de ser referência no ecoturismo.

Crédito da foto: Leandro Julião
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade