A centenária Estação Ferroviária de Presidente Epitácio, inaugurada em 1922, era conhecida como o "fim da linha", por ser a última estação da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). É um marco na história da integração e do desenvolvimento do estado de São Paulo e do oeste paulista, pois simboliza a chegada dos trilhos da ferrovia às margens do Rio Paraná. Atualmente, o prédio antigo abriga a Secretaria de Turismo e Cultura da Estância Turística de Presidente Epitácio.
A cidade tem origem no início do século XX, com a necessidade da construção de uma estrada de rodagem, que ligasse o trecho compreendido entre o "sertão desconhecido" e desabitado desta parte do estado paulista, com o sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul). "No dia primeiro de janeiro de 1907, ao meio dia, depois de trinta e um dias de penosa navegação, a flotilha estava ancorada no Porto Tibiriçá. Era o termo de nossa viagem. A primeira etapa estava vencida", registrou o fundador Capitão Francisco Whitaker. Naquele momento, estava sendo plantada a semente da atual Estância Turística de Presidente Epitácio.
Crédito foto: Acervo: Secretaria de Turismo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade