Patrimônio

Núcleo Turístico e Ferroviário de Luís Carlos

Núcleo Turístico e Ferroviário de Luís Carlos

Estrada Municipal Argemiro de Souza Melo, 1536, Luís Carlos

A Estação Ferroviária Luís Carlos, em Guararema, foi inaugurada em 1914 pela então Estrada de Ferro Central do Brasil. Seu nome, uma antiga homenagem ao Dr. Luiz Carlos da Fonseca, chefe do 2º Distrito da Central, que também era poeta e escritor, foi mantido no atual Núcleo Turístico Ferroviário de Luís Carlos. Desativada até 2003, a estação foi retomada para o transporte de cargas, pela MRS Logística. Atualmente, ela é o ponto final do passeio do Trem de Guararema, operado pela ABPF – Regional Sul de Minas.

Há quem diga (e há quem discorde) que o primeiro homem a pisar em solo de Guararema foi o explorador português Brás Cubas, em 1562, seguindo adiante pelo curso do rio Paraíba. Seja como for, em 1625, o aldeamento passou à administração dos jesuítas, que construíram a primeira capela na vila, a Igreja da Freguesia da Escada, em
1652. E foi apenas em 1875, que a segunda igreja, atual matriz, foi construída, liderada por uma ex-escravizada. Logo, foram se
estabelecendo outros moradores ao redor da capela, formando-se o vilarejo Guararema, nome oriundo do tupi:
Gwra'rema significa "madeira mal-cheirosa", devido à grande
quantidade na região de uma espécie de árvore conhecida como pau-d'alho. O povoado cresceu ainda mais com a estrada de ferro, quando passou a receber imigrantes, até virar município, em 1898.

Pesquise

Selecione a área e faça sua busca

contato@amigosdaarte.org.br

Acessibilidade