Onde grandes artistas e autores independentes do universo geek com seus estandes repletos de arte e literatura se encontram.
Aqui, os leitores podem conhecer seus ilustradores e quadrinistas preferidos, e ouvi-los falar de suas obras, desde o processo criativo até a produção e finalização.
Venha conhecer Anticomix, Batatinha Fantasma (Carol Borges e Filipe Remedios), o Coletivo de Escritoras asiáticas e brasileiras, Pupa, Felipe Folgosi e Fran Matsumoto.
Presentes também estarão a Editora Hipotética, Jefferson Costa, Karipola, Kenji Lambert, Mário César, Regi Braz e Safira.
Nascida do encontro entre Victor Lopes e Arthur Pigs, a Anticomix é um selo editorial e também um movimento independente. Versátil, ela atravessa os quadrinhos e outras linguagens artísticas e culturais com uma missão clara: fortalecer os quadrinhos nacionais e construir um ecossistema fértil para quem cria na margem. Siga eles em @anticomixbr
A Batatinha Fantasma é um projeto de histórias em quadrinhos criado pelo casal de quadrinistas e ilustradores Carol Borges e Filipe Remedios.
As tirinhas apresentam as aventuras da vida a dois, retratando situações cotidianas de forma bem humorada. Atuam no mercado editorial e publicitário, com dois livros publicados, ambos vencedores do Troféu HQmix, uma das mais tradicionais premiações dos quadrinhos brasileiros.
No Orgulho Nerd SP, o casal levará livros, adesivos, imãs, prints e outros produtos relacionados com o projeto. Siga eles em @batatinhafantasma
Fundado em 2023, o coletivo reúne mais de 90 autoras de diversas ascendências da Ásia e já conta com mais de trinta títulos de livros, entre ficção e não ficção, além de zines, prints e adesivos para públicos variados, desde crianças até adultos. No Dia do Orgulho Nerd SP, além da venda das publicações, haverá exposição.
Siga elas em @escritorasasiaticasbrasileiras
Formado em artes cênicas, Pupa é ilustrador e autor de quadrinhos e livros infantis. Participou do projeto Narrativas Periféricas, realizado pela editora Mino, e também teve um retrato exposto na exposição "Contramemória", em comemoração aos 100 anos da Semana de 1922.
Atualmente divide o tempo entre ser professor de arte na rede pública do ABC Paulista, estudar, criar e ilustrar quadrinhos e livros infantis, guardar referências literárias e visuais, assistir desenhos e animações e fazer programas com a filha de 3 anos, que também inclui comprar e ler livros, ir ao teatro, desenhar e assistir desenhos animados.
Nos intervalos, ele desenha, lê, canta música alta e fica constrangido de cantar tão mal e fazer piadas ruins. No Orgulho Nerd SP, Pupa estará com seus zines, HQs, adesivos, prints e livros infantis.
Com 35 anos de carreira, Felipe Folgosi é ator de cinema, teatro e televisão. Formado em cinema, lançou seu primeiro quadrinho em 2015 e, desde então, publicou uma série de HQs.
Em 2018 lançou o curso “Narrativa - O Contador de Histórias”, na plataforma de ensino a distância Savoá, e o longa-metragem documental sobre a cena do quadrinho brasileiro chamado “Traço Livre”, pelo qual foi ganhador do Prêmio HQMix do mesmo ano.
Em 2021, co-produziu a série documental “Em Cena - A Arte da Interpretação”, sobre o ofício do ator. Em 2024, Felipe lançou o longa-metragem “Rodeio Rock”, onde, além de ser roteirista, participou como ator e produtor associado.
Neste ano, estreou no longa “Oficina do Diabo” da Brasil Paralelo. No Orgulho Nerd SP, o artista vai expor sua coleção de quadrinhos publicados, começando com a trilogia de ficção científica, “Aurora, Chaos e Omega”, o suspense com terror psicológico “Comunhão”, o drama sobrenatural “Um Outro Dia”, o romance com toques de dorama “Knock Me Out”, a história para todas as idades do cachorrinho “Lambo” e o lançamento de 2025, “O Prédio”, comemorando o aniversário de dez anos da sua editora, Yosemite.
Siga ele em @felipe_folgosi
Formada em biologia, a artista nipo-brasileira Fran Matsumoto trabalha como ilustradora, principalmente para livros infantis de literatura e quadrinhos.
Suas publicações já receberam Selos da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e da Revista Crescer. Seu segundo livro, "Minúscula", ficou entre os 5 finalistas do Prêmio Jabuti 2023 - categoria de ilustração, e entre os finalistas do Concurso de Ilustração da Feira de Bologna em 2024.
Costuma trabalhar com materiais analógicos como lápis de cor, aquarela, pastel seco, entre outros. No Orgulho Nerd SP, Fran estará com seus livros de literatura para a infância: “Conversas com Batiã”, “Minúscula”, “Tatá” e “Você não vai acreditar no que eu vi”, além de lançar sua nova obra “Vovó, fica comigo?”.
Além disso, estará com seu HQ “Broto”, zines, adesivos, cadernos e prints.
Com iniciativa independente, editora hipotética surgiu em 2022 para dar continuidade à trajetória da antiga galeria de mesmo nome.
Sempre em busca de artistas e trabalhos criativos que traduzam ideias envolvendo o universo da música, artes, biografias, visões críticas à realidade do mundo, produções de artistas locais e antigos parceiros, além de materiais ligados à cultura pop e ao mundo das letras e artes gráficas.
No Orgulho Nerd SP, a editora estará com seu catálogo de publicações, incluindo lançamentos como "Adormecida: cem anos para sempre", de Paula Mastroberti; "Diários metropolitanos", de Érico Noronha, Felipe Veeck, Gabriel Antares, Gabriel Bulbo, Sarah Escanhuella e Wender Zanon; "Mambembe", de Ariane Rauber; "O colecionador", de Djeison Hoerlle e Dieferson Trindade e "Starman – David Bowie: a era Ziggy Stardust", de Reinhard Kleist.
Siga a editora em @editorahipotetica
Jefferson Costa é autor, quadrinista, ilustrador e storyboarder. Autor da HQ "O manto", da recém-lançada antologia "Superman, o Mundo", pela editora Panini. Além de vencer o Jabuti, em 2019, por “Jeremias – Pele”, foi finalista do mesmo prêmio em mais três ocasiões, com “Roseira, Medalha, Engenho e outras histórias”, que saiu pela editora Pipoca & Nanquim, “Jeremias – Alma” e “Jeremias – Estrela”.
Por “Roseira", ganhou o HQ Mix de edição especial nacional, melhor desenhista e roteirista revelação. Entre muitas parcerias e tantos outros livros, destaca-se também “Quando nasce a autoestima?”, livro vencedor do prêmio grampo de ouro 2025, “La Dansarina”, “Amantikir” e “ Braba”. Também é coautor do livro ilustrado infantil "Anansi" e da série juvenil "Quebradas e Coladas".
Siga ele em @jeff_costa_rm
Karipola é Karina Pamplona. Designer editorial, ilustradora e quadrinista de Belém, no Pará, sua arte parte de questionamentos sobre a vida, o cotidiano e suas vulnerabilidades.
É autora do "Quase Tudo São Flores", de 2023, indicado ao 36º Troféu HQMIX e vencedor do 2º Prêmio Mapinguari de Quadrinhos. Siga ela em @karipola
Ilustrador e designer, Kenji Lambert trabalha na Warner Bros e atua há quase dez anos com design e direção de arte para marcas como Disney, Cartoon Network e Adult Swim.
Em paralelo, desenvolve uma produção autoral que inclui ilustrações e miniaturas inspiradas no Japão, cultura pop e cinema.
Também ministra cursos e palestras sobre ilustração, design e criatividade em universidades e eventos pelo Brasil.
No Orgulho Nerd SP, Kenji apresentará uma seleção de ilustrações autorais inspiradas em universos como Akira, Estúdio Ghibli, cinema brasileiro e internacional, além de trabalhos que celebram a estética e o cotidiano japonês.
Na mesa, o público encontrará prints em A3 e A4, risografias, bottons, chaveiros, adesivos e uma miniatura inédita baseada na série Severance. Siga ele em @kenjilambert
A Maloca Games, o primeiro estúdio brasileiro focado em Afrogames, estará com sua linha editorial e seus jogos de tabuleiro autorais, que celebram a diversidade, a inclusão e a representatividade cultural.
Com temáticas que valorizam as culturas negra, indígena e periférica, os jogos da Maloca unem mecânicas modernas à narrativas ricas, oferecendo experiências divertidas e educativas para todos os públicos.
Durante a atividade, os visitantes poderão conhecer títulos como "Meu Primeiro Black Power", "Favela Venceu", "Diversity", "Axé: A energia dos Orixás" e "Galo da Madrugada", além de entender como o game design pode ser ferramenta de transformação social.
Rennan Gonçalves, o CEO da Maloca Games, é professor de História e Game Designer especializado em Game Economy Design. Trabalhou com grandes editoras, como MeepleBR, Glyptodon e Dumativa, e já desenvolveu mais de 60 títulos.
Sua missão é usar o entretenimento como ferramenta de valorização cultural e inclusão. Saiba mais seguindo @malocagamesoficial
Vencedor do Troféu HQ Mix e finalista do prêmio Jabuti, Mário César é autor e editor de histórias em quadrinhos, além de ser co-criador e organizador da Poc Con Feira LGBTQIA+ de Quadrinhos e Artes Gráficas. Siga ele em @mas_que_mario
Regi Braz é professora de educação infantil e vem se destacando como roteirista de quadrinhos desde 2018.
Lançou "Em Ti me vejo", com desenhos de Marília Marz, que ganhou o prêmio Pretas Potências, e "Quando nasce a autoestima?", com arte de Jefferson Costa, obra vencedora do Grampo de ouro.
No Orgulho Nerd SP, Regi estará com suas duas HQs sobre racismo, identidade e autoestima. Siga ela em @regi_braz
Escritora e quadrinista, Safira lançou no ano passado seu primeiro livro independente “Penso, Logo Nada Sei”, que aborda, com bom humor, o hábito de pensar demais.
A obra, bem recebida pela crítica, foi levada a grandes eventos gráficos como a PocCon e a CCXP. Com muitas influências do estilo Kitsch e da cultura latino-americana, Safira faz arte se utilizando da sensualidade e da comédia para ter conversas difíceis.
Siga ela em @safi.arte
Professora de desenho desde 2015, Haru Moony tem dois quadrinhos independentes publicados e um quadrinho aprovado pelo ProAC 2021. Também fez a edição do quadrinho “Receitas Antialérgicas Japonesas: Inarizushi”, de Letícia Nery. Trabalha há dois anos em projetos colaborativos com artistas do grupo Decomori (composto por Erika Fujitani, Katota, Pri Mizuh, Nathalia Ichioka e Harumoony), voltado para conteúdo "kawaii" (fofo/adorável).
Siga ela em @harumoony
Ilustradora e autora dos quadrinhos “Manual do Artista - Artists’ Alley” e “Gatisserie - a confeitaria dos gatos”, entre outras publicações independentes, como “Tegami - Cartas da Nossa Infância” e “Catland - o parque dos gatos”. Seu trabalho é voltado para o público infantojuvenil abordando temas leves, divertidos e nostálgicos.
Siga ela em @pri_mizuh
Quadrinista, ilustrador e designer, Isaac Santos faz quadrinhos independentes desde 2011. Suas influências vêm dos mangás, animes, arte de jogos e cultura urbana. Recebeu 4 indicações ao prêmio HQ mix pelas obras Shin, feita através do projeto Narrativas Periféricas 2019, Yasuke e também seu quadrinho independente Para-Detetives. Natural de Almenara, Minas Gerais, hoje ele mora na periferia de São Paulo.
Siga ele em @isaacosantos
10h às 20h, térreo [10 anos]
10h às 20h, térreo [10 anos]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [16+]
10h às 20h, térreo [16+]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [18+]
10h às 20h, térreo [18+]
10h às 20h, térreo [12]
10h às 20h, térreo [12]
10h às 20h, térreo [13]
10h às 20h, térreo [13]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [Livre]
10h às 20h, térreo [13 anos]
10h às 20h, térreo [13 anos]
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade