A preservação e a valorização da Estação Ferroviária de Cerquilho é fundamental para manter viva a rica herança cultural da região, por onde passavam tropeiros e a produção agrícola rumo à capital paulista. Porém, o momento mais marcante e desafiador da história da cidade foi a explosão de vagões com dinamite, em 1948. A comunidade conseguiu se reerguer e, hoje, o lugar vai além de ser ponto turístico e histórico: é também um símbolo da superação e do progresso de Cerquilho. Faz parte desse avanço a construção do Centro Cultural de Cerquilho, assinado pelo renomado arquiteto brasileiro Ruy Ohtake, que esteve na inauguração do lugar, em 2020.
Já sobre o passado, Cerquilho surgiu de uma encruzilhada entre duas estradas. Nela, havia um pequeno cercado de pau a pique que, em 1811, servia de pousada para tropeiros. O lugar ficou conhecido como "cerquinho". Com o tempo, plantações à beira do Rio Tietê deram lugar a povoados, fazendas e, com a chegada das ferrovias, à zona urbana do município.


Crédito Foto: Acervo Prefeitura de Cerquilho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade