A Estação Ferroviária de Boituva é um marco na história e no desenvolvimento do município. Sua origem está ligada à expansão da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) no final do século XIX, quando a ferrovia impulsionou o crescimento à Boituva, atraindo moradores, comércio e novas atividades econômicas. Ao passar por restauração em 2022, a estação se tornou um vibrante espaço dedicado a exposições, eventos e atividades culturais, preservando a AB11memória ferroviária. Seu atual nome, Estação Cultura Antônio Alves Barbosa, é uma homenagem a um antigo ferroviário local, reforçando o vínculo do espaço com a história dos trabalhadores que construíram a ferrovia.
Antes dos trilhos, a cidade era habitada pelos povos indígenas Guaianazes e Carijós. O próprio nome "Boituva" deriva do Tupi Guarani, significando "muitas cobras", uma referência à fauna local encontrada pelos primeiros habitantes e desbravadores. Hoje, além de preservar aspectos de sua história rural e ferroviária, o município traz novos elementos que também compõem seu patrimônio cultural. Não por acaso, nos últimos anos, Boituva ganhou novas vocações, como a de Capital Nacional do Paraquedismo e Balonismo Turístico.
Crédito da foto: Secretaria de Comunicação _Prefeitura de Boituva
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade