Por décadas, tudo o que se produzia em Piquete, de origem agrícola, era possível encontrar no Mercado Municipal, inaugurado em 1962. Muito frequentado pela população, o local se beneficiava com a estação ferroviária da cidade que, ao facilitar o transporte de pessoas e produtos, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da região. Mais tarde, o Mercado foi desativado, até que em 2022 foi todo repaginado. Hoje, com estética de boulevard e galeria, o espaço é utilizado para a venda do artesanato piquetense, sustentando a vocação turística do município.
Piquete surgiu aos pés da Serra da Mantiqueira como um lugar de passagem para tropeiros que desciam do sul de Minas com mercadorias, rumo ao Porto de Paraty. Muitos desses sertanejos, para não pagar os impostos à Coroa Portuguesa, deixavam de passar pelas casas oficiais da Estrada Real, usando Piquete como atalho - considerado o "descaminho do ouro". A Coroa Portuguesa, ao descobrir esta situação, mandou "piquetes" de soldados cavaleiros para fiscalizar e prender os clandestinos. E é esse grupo de homens fiscais que dão origem não só ao nome da cidade, como também ao povoado que se estabeleceu ali.
Crédito foto: Fernanda de Carvalho
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade