O Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Ajuda, em Itaquaquecetuba, tem suas origens no início do século 17, sendo um dos marcos religiosos e fundacionais da cidade. Em 1624, o padre jesuíta João Álvares ergueu um oratório em taipa de pilão no ponto mais alto do Vale do Tietê, em louvor a Nossa Senhora D’Ajuda, motivado pela missão de catequese dos indígenas guaianases e a fixação de um núcleo religioso e habitacional.
A capela tornou-se ponto de encontro, atraindo missionários e famílias que formaram o primeiro núcleo da futura cidade. A partir de então, a população cresceu em sua volta. Elevada à categoria de paróquia em 1779, a igreja passou por ampliações ao longo dos séculos e foi palco das tradicionais festas da Santa Cruz, com danças, rezas e promessas até os anos 1980, mantendo viva a memória cultural do município. Após sete anos fechada por deterioração, foi restaurada e reinaugurada em 2014.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site você concorda com os cookies.
Conheça nossa política de privacidade