Agenda

No ano de 1932, o fazendeiro Antônio Joaquim de Moura Andrade, um dos maiores criadores de gado do Brasil, idealizou a formação de um povoado ainda nas terras da Fazenda Guanabara. Devidamente planejada, surgiu em 11 de Julho de 1937 o povoado de Andradina-SP e também o primeiro trem de ferro da variante Estrada de Ferro N.O.B..
O grande marketing de Moura Andrade para atrair compradores para sítios foi colocar quatro enormes toras em frente à estação N.O.B., onde fixou um grande cartaz com a seguinte frase “Esta é a prova da fertilidade das terras de Andradina”. Em homenagem a seu fundador, a povoação passou a ser conhecida desde então como Andradina, a “Terra do Rei do Gado”.
Cora Coralina grande poetisa morou em Andradina-SP e escreveu o poema “Machadeiros” em homenagem aos Pioneiros. Oscar de Oliveira Godoy e Dora Calvoso compuseram o Hino de Andradina, que foi corrigido e revisado pelo maestro João Wesley Antero da Silva.
Andradina-SP tem hoje aproximadamente 60 mil habitantes. O seu desenvolvimento econômico principal é a agropecuária, com pequenas e médias indústrias diversificadas, comércio atuante atraindo consumidores de toda região. Sua cultura e tradições são divulgadas através do Projeto “Nossa Arte”, e por meio das parcerias com o Governo do Estado de São Paulo (via o programa Circuito Cultural Paulista) e com o SESC.