Agenda

Não temos dados exatos dos fundadores de Capela do Alto, sendo, portanto, lendária sua história. Segundo se sabe, Capela do Alto foi fundada pelas famílias Menck, Wincler, Plens, Popst e outros que vieram da Europa para trabalhar na exploração e fundição de ferro na fábrica do Morro do Ipanema. Portanto, há muitas controvérsias, contos e lendas sobre a verdadeira história de fundação de Capela do Alto.
Contudo, sabe-se de concreto que o início da cidade está intimamente ligada a atividade tropeira e também aos trabalhos de evangelização dos Padres Jesuítas. Oficialmente se conhece que as terras onde surgiria Capela do Alto, eram utilizadas como pouso dos tropeiros que vinham do sul do País, para comercializar seus muares, nas famosas feiras de Sorocaba.
Nesta época, conta-se ocorreu um tríplice crime, erguendo-se no local três cruzes. Posteriormente, um monge vindo das terras do Ipanema, ergueu no local mais onze cruzes, totalizando assim 14 cruzes, que, até 1.960, serviram para a realização da Via Sacra durante a Quaresma. Esse local foi denominado por Cruzeiro, situando-se defronte a antiga Igreja de Nossa Senhora das Dores.